Savi "abre mão" da AL para apoiar candidatura de Riva
O deputado Mauro Savi (PP), atual presidente da Assembleia Legislativa, anunciou ter desistido da disputa pela recondução ao cargo em detrimento da candidatura do colega, deputado eleito José Riva (PP). Ele tomou a decisão, conforme informou ao Olhar Direto na manhã desta terça-feira (18), após ter se reunido ontem com o líder progressista.
Agora, a briga entre Savi e o deputado Sérgio Ricardo, também do PR, será pela primeira-secretaria da AL. Para que a definição ocorra de forma breve, o presidente da Casa de Leis disse que terá uma conversa ainda hoje com o colega republicano para que haja um consenso.
“O partido deixou os deputados muito à vontade, mas como o Sérgio Ricardo é pré-candidato a prefeito de Cuiabá isso deve pesar na composição da chapa. E aquele que tiver mais apoio também deverá levar vantagem”, afirmou Savi.
A informação inicial seria de que Sérgio Ricardo seria mantido no cargo de primeiro-secretário, e Savi assumiria a segunda secretaria, porém o parlamentar não parece estar tão disposto a abrir mão de um cargo de maior relevância na Mesa Diretora.
A Primeira-secretaria é responsável pela parte financeira da Assembleia Legislativa e o ocupando do cargo será o ordenador de despesa da casa, por isso a disputa acirrada pelo ofício.
Ainda com o intuito de formar uma chapa mais “democrática”, o grupo convidou o deputado eleito Luiz Marinho (PTB), ex-vereador por Cuiabá, para integrar o bloco. A ideia é fortalecer a base do governador Silval Barbosa (PMDB) e, consequentemente, enfraquecer a oposição, liderada pelo deputado Percival Muniz (PPS).
Segundo Savi, o socialista parece estar mobilizando um grupo para se opor a Riva, porém desde 1995, o progressista se mantém na Mesa Diretora e devido sua articulação política já conseguiu fazer diversos parlamentares recuarem, e pelo que se houve nos bastidores é que mais uma vez a disputa será com chapa única.
Atualizada às 11h08
Comentários