Shows, oficinas e atividades recreativas estimulando a reflexão sobre sustentabilidade acontecem a partir deste sábado no Ibirapuera (SP)
Caixa apóia evento em São Paulo pela preservação das florestas
De 22 e 25 de janeiro, com o apoio da Caixa Econômica Federal, o Parque do Ibirapuera, em São Paulo (SP), receberá a edição 2011 do “Planeta no Parque”, evento que promoverá shows, oficinas, brincadeiras, caminhadas e outras atividades, para divertir o público de todas as idades e estimular a reflexão sobre a responsabilidade de cada um para a sustentabilidade do planeta.
A abertura do evento será marcada por um show gratuito da banda mineira Pato Fu, que apresentará seu novo trabalho “Música de Brinquedo”, no qual o grupo utiliza instrumentos musicais criados a partir da reutilização de materiais, como brinquedos velhos.
O tema escolhido para o evento foi "a floresta invade a cidade", em alusão à decisão da Organização das Nações Unidas (ONU) em eleger 2011 como o Ano Internacional das Florestas. Responsáveis por abrigar cerca de 80% de toda a biodiversidade terrestre, as florestas estão cada vez mais ameaçadas pelo desmatamento, por conta das pressões urbanas, da exploração ilegal da madeira e do avanço da fronteira agrícola.
A CAIXA e a Sustentabilidade
A CAIXA tem investido, cada vez mais, nesse tema ao adotar atitudes que estimulam a sustentabilidade ambiental em todas as etapas de seus negócios. Alguns projetos de destaque são:
AÇÃO MADEIRA LEGAL – A CAIXA exige documentação que comprove o uso de madeiras nativas de origem legal, em todas as obras e empreendimentos habitacionais que financia, incentivando o mercado madeireiro responsável e desestimulando os desmatamentos ilegais.
CRÉDITO SUSTENTÁVEL – Em todas as operações de crédito, destinadas a empresas com atividades econômicas potencialmente impactantes ao Meio Ambiente, são solicitadas as Licenças Ambientais. Também são realizadas análises socioambientais nas operações de crédito com valores iguais ou superiores a R$ 10 milhões, nas atividades econômicas que apresentem potencial de impacto ao Meio Ambiente.
“SELO CASA AZUL” CAIXA – É o primeiro sistema brasileiro de classificação de sustentabilidade na habitação, que tem por objetivo incentivar o uso racional de recursos naturais, reduzir custos de manutenção e promover a conscientização sobre as vantagens das construções sustentáveis. Lançado em 2010, o Guia do programa já registrou mais de 6 mil downloads no site da CAIXA.
INCENTIVO AO USO DE ENERGIA SOLAR – Os sistemas de aquecimento solar de água (SAS) são itens financiáveis, em todos os programas/linhas de financiamento da CAIXA, e contam ainda com incentivos para determinados empreendimentos do Programa Minha Casa, Minha Vida (PMCMV). Em 2010, foram contratadas mais de 36,5 mil unidades habitacionais com SAS, o que representa economia até 40% do consumo de energia elétrica.
AGÊNCIAS SUSTENTÁVEIS – A CAIXA vem investindo na construção e adaptação de unidades que priorizem a utilização sustentável dos recursos naturais, tais como adoção sistema de aproveitamento de água da chuva, com armazenagem para reuso, e sistemas de maior eficiência energética.
A recém inaugurada Agência Barco – Chico Mendes, unidade itinerante com mais de 1.200 m2, construída sobre a estrutura de uma embarcação, com o objetivo de fornecer atendimento às populações ribeirinhas, que vivem nos municípios da Bacia Amazônica, é um grande exemplo disso. A unidade conta com separação de lixo para reciclagem e dejetos secos, possui sua própria estação de tratamento de efluentes de esgoto – que permite lançar, no rio, água 100% tratada – e casco pintado com tinta não poluente. Seu sistema de iluminação foi construído com lâmpadas de LED, que promovem uma economia de 50% da energia, quando comparadas com as lâmpadas convencionais, não contêm mercúrio e duram mais de 25 mil horas.
PARCERIA SUSTENTÁVEL COM FORNECEDORES – A CAIXA realizou, em 2010, o Ciclo de Encontros com os Fornecedores. O objetivo foi, justamente, estimular a revisão das estratégias de negócios de seus parceiros e a adoção de conceitos de responsabilidade socioambiental, como o de economia e reutilização de água, uso de equipamentos de climatização que não utilizem água, iluminação inteligente e de alta eficiência, além de coleta seletiva de lixo.
Serviço:
Planeta no Parque
Abertura: 22 de janeiro, às 11h com o show do Patu Fu
Data: 22 a 25 de Janeiro de 2011
Horário do evento: das 10h às 18h
Horário das oficinas: das 10h30 às 17h
Local: Marquise do Parque do Ibirapuera – próximo ao complexo Oca, MAM, Auditório Ibirapuera e Museu Afro Brasil
Endereço: Parque do Ibirapuera, Av. Pedro Álvares Cabral, s/nº – Portões 3, 8 e 10 – São Paulo (SP)
Entrada Gratuita
Comentários