Seminário afirma necessidade de internet dar voz ao usuário
No início da noite, no palco principal da Campus Party, em São Paulo, Tim Berners-Lee, Jon "Maddog" Hall e Kul Wadhwa se encontraram para discutir cultura digital e como tornar este fenômeno o mais acessível possível, dando voz ao usuário.
Pai da "WWW", Berners-Lee precisou deixar o palco em poucos minutos devido a outros compromissos, mas antes fez questão de ressaltar a potencialidade da ferramenta que ajudou a criar e o benefício que ela pode trazer para a humanidade.
Seguindo a mesma linha, "Maddog", presidente da Linux Internacional, e Kul Wadhwa, diretor-gerente da Wikimedia Foundation, cantaram a uma só voz ao afirmarem que a internet precisa ser um espaço para as pessoas falarem, não somente ouvirem, diferentemente do que acontece com meios mais antigos, como o rádio e a TV.
Outra tecla em que os palestrantes bateram foi da necessidade do uso da web para geração de conteúdo local, dando voz às especificidades em vez das generalidades. Só dessa maneira os usuários poderão promover uma real inclusão digital sem acabar sendo somente um meio de reprodução da cultura de massa.
O seminário foi interrompido por um apagão no Centro de Exposições Imigrantes. A falta de luz afetou as palestras, os painéis e máquinas ligadas à energia. A energia elétrica foi restabelecida em cerca de uma hora.
Comentários