Deputada baleada no Arizona pode iniciar reabilitação em breve
A congressista americana baleada na cabeça durante um tiroteio no Arizona poderá ser transferida para um centro de reabilitação no Texas em poucos dias, indicou seu gabinete nesta quarta-feira.
A deputada levou um tiro na cabeça que atravessou o lado esquerdo do seu cérebro durante um ato público em 8 de janeiro.
O marido de Giffords, Mark Kelly, astronauta da Nasa, assegurou que ela o reconheceu porque a congressista fez uma brincadeira com sua aliança, como é costume seu.
O estado de saúde da deputada democrata Gabrielle Giffords, 40, mudou de "crítico" para "sério" durante o fim de semana, e espera-se que ela seja transferida ao centro de reabilitação TIRR Memorial Hermann, em Houston, na proxima sexta-feira, de acordo com comunicado de seu gabinete.
Segundo o comunicado, "como se trata de uma situação flexível, o dia exato da transferência dependerá de seu estado de saúde".
No último sábado, os médicos da Universidade do Arizona que a atendem retiraram os aparelhos de respiração e realizaram uma traqueostomia para instalar um tubo de alimentação.
Sua família "quer garantir que receba o melhor tratamento de reabilitação possível", afirmou Michael Lemole, chefe da neurocirurgia do UMC (Centro Médico Universitário), em Tucson, Arizona.
Mark Kelly disse que ele e os pais de sua esposa consideraram diversos fatores para decidir a transferência.
"Tenho muita esperança nos sinais de recuperação que minha mulher deu desde o atentado", disse Kelly.
Gabrielle foi vítima de um tiroteio durante um ato público em Tucson, no Arizona, que deixou seis mortos e 14 feridos.
O tiroteio foi obra de Jared Loughner, de 22 anos, que permanece preso sem possibilidade de fiança à espera do julgamento.
Comentários