Governo dá 15 dias para DEM definir posição
A definição da participação do Democratas no governo Silval Barbosa (PMDB) acontecerá nos próximos 15 dias. O prazo, de acordo com o secretário-chefe da Casa Civil, Éder Moraes, foi estabelecido pelo próprio Silval, que tem defendido a aproximação com a legenda de oposição.
Segundo Éder, o governo aguarda com expectativa o aval do DEM para que o deputado estadual reeleito Zé Domingos (DEM) assuma a Secretaria de Desenvolvimento Rural e Agricultura Familiar (Sedraf). “Zé Domingos reúne qualidades técnicas e é um político muito forte. Ele ajudará muito o governo compondo nosso staff”, avaliou o chefe da Casa Civil.
Domingos possui base eleitoral em Sorriso, de onde foi prefeito por três mandatos, e é ligado ao segmento agropecuário. O deputado está de férias e irá discutir a indicação com o seu partido ainda nesta semana. O democrata antecipou, no final do ano passado, que só aceitaria o convite caso o partido avalizasse.
O DEM esteve na base do governo nos últimos anos e ajudou a eleger e reeleger o ex-governador Blairo Maggi (PR). Por uma questão de alinhamento com a direção nacional do partido, a legenda se afastou do governo para compor com o PSDB. Em nível nacional, o partido apoiou o candidato a presidente José Serra (PSDB) enquanto no Estado sustentou a candidatura de Wilson Santos (PSDB) – ambos derrotados.
Passado o período eleitoral, o Democratas inicia uma reaproximação com o bloco governista. A cúpula nacional da legenda, que irá apoiar os aliados de Dilma Rousseff (PT) na eleição da Câmara e do Senado Federal, já avalizou o apoio ao governo Silval Barbosa em Mato Grosso.
Comentários