Obama pretende entregar candidatura à reeleição em breve
Robert Gibbs, porta-voz da Casa Branca, afirmou que Barack Obama, presidente dos EUA, está acelerando os preparativos para apresentar sua candidatura à reeleição e irá entregar em breve documentos necessários à Comissão Eleitoral.
A popularidade de Obama ganhou oito pontos nas pesquisas das últimas semanas, marcadas pelo tiroteio no Arizona, que deixou uma deputada democrata gravemente ferida, e chegou a 53%.
O porta-voz afirmou que "é provável que o presidente apresente no futuro os documentos que o tornarão oficialmente candidato".
"Começamos a obter progressos para devolver a saúde à economia e acho que o presidente quer continuar" essa tarefa, declarou Gibbs.
Nesta quarta-feira, a Câmara dos Representantes dos EUA --que possui nova maioria republicana-- votou pela revogação da reforma da saúde. A medida é simbólica e deve ser barrada no Senado, que é de maioria democrata.
A Casa Branca defende que, de qualquer maneira, Obama vetaria a revogação da reforma, uma de suas promessas eleitorais e considerada uma de suas principais vitórias políticas até esta altura do seu mandato.
REESTRUTURAÇÃO
A Casa Branca já começou os preparativos e uma reestruturação de sua equipe.
O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, começou o ano com a maior mudança em sua equipe de gabinete desde que assumiu, há dois anos.
O realinhamento de seus assessores e conselheiros mais próximos pode dar a Obama uma saída para encarar o avanço da oposição republicana no Congresso. Com a perda da maioria na Câmara dos Deputados e da maioria qualificada no Senado, Obama enfrenta uma mudança no equilíbrio de poder.
A nova equipe deve ajudar Obama ainda a impulsionar a política de criação de empregos e a agenda de recuperação econômica que decepcionou eleitores nas eleições legislativas de 2010 --e foi citada como grande motivo da derrota democrata-- e que será crucial para os planos de reeleição em 2012.
O até agora assessor político, David Axelrod, deve retornar em breve a Chicago para começar a preparar a campanha, junto com outros altos funcionários.
Comentários