Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Nacional
Quarta - 26 de Janeiro de 2011 às 13:27

    Imprimir


O Ministério público do Rio de Janeiro informou nesta quarta-feira que em fevereiro vai completar dois anos uma ação pública para remover as moradias erguidas em áreas de risco no bairro Floresta, um dos locais mais atingidos pela chuva em Nova Friburgo, na região serrana. Segundo o MP, a ação mencionava o risco de deslizamentos e inundações. O processo ainda aguarda sentença.

A proposta do MP citava uma tragédia ocorrida anteriormente no município: as chuvas do início de 2007, que provocaram 11 mortes na cidade. Na época, dez famílias do bairro ficaram desabrigadas. Destas, sete ficaram fora do programa de aluguel social e retornaram às casas atingidas por falta de opção.

Na ação de 2009, o MP pediu que o município fosse obrigado, em um prazo máximo de 195 dias, a promover um levantamento da situação na localidade, apontando construções localizadas a menos de 20 m da margem de rios, em topos de morros e em áreas com declividade maior de 45 graus. Além disso, solicitava a remoção das construções, a inclusão dos moradores em programa de aluguel social ou reassentamento em casas populares e o início do reflorestamento da área. O MP disse que também pediu que o município fosse condenado a indenizar os moradores que tiveram perdas com a chuva de 2007.

De acordo com o MP, uma liminar foi concedida em março de 2009, determinando apenas o levantamento das áreas de risco, num prazo de 60 dias, sob pena de multa diária de R$ 5 mil. Porém, o órgão disse que não tem notícias de que a decisão tenha sido cumprida. Desde então, não foi dada uma sentença que solucionasse o problema, segundo o Ministério Público.

O Terra entrou em contato com a prefeitura e até as 14h40 não havia recebido retorno sobre o assunto.

Chuvas na região serrana
As fortes chuvas que atingiram os municípios da região serrana do Rio nos dias 11 e 12 de janeiro provocaram enchentes e inúmeros deslizamentos de terra. As cidades mais atingidas são Teresópolis, Nova Friburgo, Petrópolis, Sumidouro e São José do Vale do Rio Preto. De acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet), choveu cerca de 300 mm em 24 horas na região.

Veja a Praça do Suspiro, em Nova Friburgo, antes e depois da chuva, arrastando a seta à esquerda da foto

Veja onde foram registradas as mortes


 




Fonte: Terra

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/73959/visualizar/