Sem-terra é morto na Bahia; polícia descarta conflito agrário
A Polícia Civil da Bahia investiga o homicídio de um trabalhador sem-terra na noite desta terça-feira (25) em um assentamento rural localizado no município de Itamaraju (733 km de Salvador), no sul do Estado. É o terceiro assassinato registrado neste ano no mesmo local.
Segundo informações da polícia, o sem-terra Sirlan Oliveira dos Santos, 22, foi morto com três tiros na cabeça em frente à sua casa no assentamento Bela Vista, por volta das 22h.
A investigação já apontou um suspeito, mas não há informações sobre ele. Ainda segundo a polícia, os pertences da vítima não foram roubados.
Responsável pela investigação dos casos, o delegado de Itamaraju, Jean Nascimento, descartou a relação dos crimes com o conflito agrário na região. "É coisa deles mesmo lá. Não é conflito com fazendeiro. É cachaça mesmo", disse à Folha.
A polícia investiga outros dois crimes no mesmo assentamento, mas não divulgou informações sobre os casos. A reportagem não conseguiu localizar por telefone a coordenação do MST (Movimento de Trabalhadores Rurais Sem Terra) para comentar o assunto.
O sul da Bahia é uma das principais áreas de atuação de sem-terra no Nordeste. No último dia 10, as sedes de quatro prefeituras, inclusive a de Itamaraju, foram invadidas por membros do MST. Eles reivindicavam melhorias no sistema de educação em assentamentos.
Comentários