Joaquim se reúne com diretoria
O conselheiro do Tribunal de Contas do Estado (TCE) Antonio Joaquim, que é responsável pela fiscalização dos recursos públicos empregados nas obras para a Copa do Mundo de 2014, vai visitar a nova sede da Agecopa pela primeira vez nesta quinta (27), às 15h. Na ocasião, o conselheiro se reúne com os diretores da agência para esclarecer apontamentos feitos pelos auditores que atuam na análise de documentos e processos licitatórios da instituição.
O encontro ocorre um pouco antes da Agecopa dar início às obras de mobilidade urbana que estão previstas para começar em março. A construção do Bus Rapid Transit (BRT) promete ligar os eixos principais da cidade. A implantação dos BRT´s deverá provocar grandes mudanças no trânsito de Cuiabá e Várzea Grande.
A auditoria teve início quando a agência foi criada. Já no início das obras do Verdão foram encontradas diversas irregularidades no contrato com a empreiteira que vistoriava a Arena Multiuso Pantanal, que substituirá o antigo estádio. O TCE suspendeu o pagamento de R$ 1 milhão por considerar ilegal os pagamentos à empresa que elaborou o projeto. A medida foi tomada após constatação de sobrepreço, deficiências de projeto básico, falhas em procedimentos licitatórios, planilhas orçamentárias contrárias às exigências dos editais, divergências entre o que foi contratado e o que vem sendo executado, entre outras irregularidades.
Outro momento crítico foi quando licitações das obras de mobilidade urbana foram barradas pelo conselheiro, que novamente suspendeu o pagamento de mais R$ 1 milhão referente à pavimentação das avenidas Mário Palma e estrada do Ribeirão, complemento da rua dos Eucaliptos e construção de ponte de concreto sobre o rio Coxipó, todas em Cuiabá.
Comentários