Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Sexta - 28 de Janeiro de 2011 às 09:44

    Imprimir


André Seale/Divulgação
Augusto Mariano (destaque) exalta as belezas de Bonito e defende mudança no nome de MS
Augusto Mariano (destaque) exalta as belezas de Bonito e defende mudança no nome de MS

Algumas das principais autoridades de Mato Grosso Sul defendem a mudança do nome do Estado, depois da gafe cometida pela TV Globo, durante exibição dá telenovela "Insensato Coração", nesta semana. Dois atores, em conversa, sugeriram que a cidade de Bonito, um dos principais pontos turísticos do Estado, está localizada em Mato Grosso.

Depois do deputado estadual Paulo Duarte (PT-MS), é a vez de Augusto Mariano, secretário de Turismo de Bonito, cidade eleita nove vezes melhor destino de ecoturismo brasileiro, empunhar a bandeira. Ele afirmou defender uma “discussão ampla e desprendida de emoções” sobre a possível mudança do nome de Mato Grosso do Sul.

“Bonito e Pantanal são mais conhecidos no Brasil e no mundo que o nome de Mato Grosso do Sul, e isso é complicado para o Estado. O que deve ocorrer é um debate, sem focar emoções ou saudosismos, onde vamos analisar os prejuízos da confusão entre os Estados irmãos. Aí, depois, podemos pensar na mudança de nome”, observou Mariano, em entrevista ao site Midiamax, de Campo Grande.

Ao repórter Vinícius Squinelo, Mariano observou que, mesmo com a possível troca de nome, o Governo de Mato Grosso do Sul deveria realizar um trabalho de divulgação do nome do Estado, para “massificar a marca da região” no Brasil. Trabalho, segundo ele, que não foi realizado até o momento.

"Insensato Coração"

A mudança do nome de Mato Grosso do Sul voltou à pauta depois de uma gafe da Rede Globo, em um diálogo da novela “Insensato Coração”, entre as personagens Luciana (Fernanda Machado) e Pedro (Eriberto Leão), que deu a entender que a cidade sul-mato-grossense de Bonito, a mais importante riqueza turística da região, ficaria em Mato Grosso.

O secretário de Turismo informou que enviou um ofício à Rede Globo, manifestando a posição da cidade de Bonito e exaltando suas qualidades como referência em ecoturismo. Também ressaltou o “orgulho de fazer parte de Mato Grosso do Sul”, e não de Mato Grosso.

"Punição"

A "solução" para que a Rede Globo evite confundir o nome de Mato Grosso do Sul com Mato Grosso seria o Governo Estadual cortar as verbas publicitárias destinadas à emissora, segundo o deputado estadual Paulo Duarte (PT).

"O Governo de Mato Grosso do Sul é um dos maiores anunciantes da emissora e tem um instrumento mais forte de protesto. Duvido que a Globo iria errar de novo, se o Governo suspendesse por um mês os anúncios", disse o deputado petista.

Em Mato Grosso do Sul, a afiliada da Rede Globo é TV Cidade Morena, de Campo Grande, pertencente ao Grupo Zahran, que controla a TV Centro América, em Cuiabá.

O Governo do Estado ainda não se manifestou a respeito da polêmica.
 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/73742/visualizar/