Rio tem 12 casos confirmados e 135 suspeitas de leptospirose
Após a tragédia das chuvas na região serrana do Rio, as cidades atingidas já somam 12 casos confirmados de leptospirose e pelos menos 135 suspeitas. A cidade com maior número é Nova Friburgo.
Leia cobertura completa sobre as chuvas
A prefeitura informou que 10 pessoas estão com doença, com confirmação por exames, e entre 40 e 50 estão com sintomas e aguardam resultado.
O município de Teresópolis, que teve o primeiro caso confirmado --um menino de 12 anos--, divulgou 87 casos suspeitos. Do total de 94 notificações, sete foram descartadas.
São José do Vale do Rio Preto também já havia confirmado um caso. Petrópolis tem oito notificações de suspeitas, com casos sem gravidade, aguardando o resultado de exames laboratoriais.
Apesar dos números, a Secretaria de Estado de Saúde e Defesa Civil afirma que não há surto de leptospirose na região serrana. A subsecretária de Vigilância em Saúde, Hellen Miyamoto, esclarece que os critérios usados --de concentração de casos e curva endêmica-- mostram que ainda não é considerado surto.
A órgão estadual divulga semanalmente o balanço da doença nas cidades atingidas pelas chuvas. Na quarta-feira (26), segundo o levantamento, eram seis casos confirmados.
O número de mortos na região serrana subiu para 844. Os casos foram contabilizados em Nova Friburgo, Teresópolis, Petrópolis, Sumidouro, São José do Vale do Rio Preto e Bom Jardim.
De acordo com lista do Ministério Público Estadual, 449 pessoas ainda estão desaparecidas.
Comentários