Idoso é arrastado pela enxurrada em Blumenau (SC)
Um homem de 69 anos foi arrastado por uma enxurrada provocada pela forte chuva que atingiu dois bairros de Blumenau (a 162 km de Florianópolis) na noite de sexta-feira (28). Até o final da manhã deste sábado, ele continuava desaparecido.
A chuva também provocou deslizamentos de encostas e danificou ruas. Parte da cidade ficou sem luz, mas a situação já foi normalizada.
Segundo a Defesa Civil do município, algumas casas localizadas em área de risco foram atingidas pelos deslizamentos de terra. Os moradores já haviam deixado o local e ninguém ficou ferido.
Cerca de 20% dos moradores de Blumenau --entre 50 mil e 60 mil pessoas-- ainda continua sem água. O problema começou na segunda-feira (25) devido à alta concentração de lama no rio Itajaí-Açu, onde é feita a captação de água que abastece a cidade e a região.
A previsão é que o abastecimento só comece a ser normalizado a partir da próxima segunda-feira, no cenário mais otimista. A previsão anterior é que a água voltasse neste domingo.
A chuva forte em Santa Catarina já fez com que 70 cidades decretassem situação de emergência. O município de Mirim Doce decretou estado de calamidade pública. Os prejuízos somam R$ 413 milhões.
A previsão do tempo para este fim de semana, segundo a Defesa Civil de Blumenau, é de pancadas de chuvas isoladas.
Comentários