Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Sábado - 29 de Janeiro de 2011 às 20:11
Por: Dayane Pozzer

    Imprimir


Dayane Pozzer/OD

Após as inúmeras reclamações de moradores de diversos bairros de Rondonópolis devido ao grande número de buracos de todos os tamanhos em vias principais e paralelas, a Prefeitura, através da Companhia de Desenvolvimento de Rondonópolis (Coder), começou a intensificar o trabalho de tapa-buracos na cidade.

A ação, de acordo com o presidente da Coder, Darci Lovato, se deve à estiagem da chuva. Desde o início da semana 60 equipes começaram a ação em avenidas e toda região do Centro e nas principais ruas de alguns bairros. Nesta sexta-feira (28) homens da Coder também trabalharam em toda a extensão da Rua Rio Branco, que passa por diversos bairros e também no Conjunto São José.

Zé Buracão

O boneco no estilo “Zé Buracão” foi uma das formas de protesto da população do Jardim Adriana. Para chamar a atenção do poder público, alguns moradores tiveram a iniciativa de confeccionar o boneco e o colocaram em frente a um imenso buraco localizado na Alameda das Papoulas.

Conforme o presidente da Coder, as equipes iniciam os trabalhos na região central, passam pelas vias principais e só depois fazem o tapa-buraco nos bairros. Por isso, não deu prazo para o problema do Jardim Adriana ser resolvido. “Para acelerar o processo, ficamos até mais tarde e trabalhamos também durante o final de semana”, destacou.

Crateras

Nos Jardins Oásis e Paineiras a situação também é crítica. Lá, os buracos são tão imensos que veículos não têm mais condições de trafegabilidade e até deixam à mostra canos do sistema de abastecimento de água. Para piorar, os bairros ainda não receberam asfalto. Após reclamações, a Coder esteve nas localidades e tampou as crateras com entulhos, mato e terra. No entanto, como a medida foi paliativa os moradores ressaltam que na próxima chuva os buracos devem abrir novamente.

Material

De acordo com Darci Lovato o material usado para fazer o serviço de tapa-buraco é o mesmo usado em rodovias. Ele conta que a equipe passa uma camada de piche para depois jogar o Concreto Betuminoso Usinado a Quente – CBUQ. No total, devem ser utilizadas 70 toneladas do material. Após lançada, a mistura é fixada por rolos compactadores até atingir a densidade especificada em projeto. “Este material tem uma secagem instantânea e maior durabilidade. O que é essencial nesta época de chuva”, conclui.
 






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/73584/visualizar/