Cameron pede a Mubarak que tome medidas para "uma democracia legitimada"
O primeiro-ministro do Reino Unido, David Cameron, telefonou neste sábado ao presidente egípcio, Hosni Mubarack, para pedir que adote medidas para a construção de uma "democracia legitimada", segundo informou um porta-voz do escritório oficial do chefe do Executivo.
Cameron expressou sua "grave preocupação" pela situação da crise no país árabe e pelas manifestações violentas contrárias ao regime do líder egípcio, de acordo com a mensagem.
O primeiro-ministro também pediu em outro comunicado conjunto com seus colegas francês e alemão, Nicolas Sarkozy e Angela Merkel, que respeitem os direitos humanos.
"Reconhecemos o papel moderador que o presidente Mubarak desempenhou ao longo dos anos no Oriente Médio. Agora pedimos a demonstração da mesma moderação para enfrentar a situação atual no Egito", assinalaram líderes políticos na nota.
Os líderes insistiram que Mubarak "evite a todo custo o uso da violência contra civis desarmados e sobre os manifestantes que exercem seus direitos de forma pacífica".
Neste sábado, o Ministério de Assuntos Exteriores do Reino Unido desaconselhou que os britânicos planejassem viagens a várias cidades do Egito.
Mubarak designou neste sábado dois generais para ocupar postos importantes no Estado, uma medida que não evitou que o país continue submergido no caos entre os protestos políticos.
Comentários