Caciques decidem nesta terça-feira cargo de Jaime no Senado
Os líderes partidários do Senado decidem nesta terça-feira (1), cata que marca a posse de dois terços dos senadores, quais serão os critérios para a ocupação de cargos nas duas vice-presidências e nas quatro secretarias que, junto com a presidência compõem a mesa diretora junto com a presidência.
A definição é importante para o senador Jayme Campos (DEM/MT), que poderá assumir um destes cargos. O senador e membros do DEM estiveram reunidos nesta segunda-feira com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB/AP) e outros líderes como o presidente do DEM, senador Agripino Maia (DEM/RN).
A questão ficou nebulosa com a morte do senador Eliseu Resende (DEM/MG), que fez com que a bancada Democrata fosse reduzida de seis para cinco membros, mesmo número de parlamentares que PR e PR.
Segundo fontes ligadas ao Democratas, a conversa ocorreu no sentido de se buscar uma solução para o impasse. “Não foi feito nenhum tipo de pressão para que o senador ocupe uma vaga, apenas foi exposto ao presidente da Casa que a decisão passa pela interpretação do regimento interno da Casa, e no momento da diplomação dos parlamentares, o DEM possuía seis senadores”, pontuou a mesma fonte.
Pelas regras do Senado, as maiores bancadas têm prioridade para assumir cargos na mesa diretora. Neste caso, PMDB e PT têm maioria e ficariam com os principais cargos. Contudo, a oposição não deve ficar inerte. DEM, PSDB e PPS podem formar um bloco de 16 senadores e conseguir espaço na mesa diretora e comandar comissões permanentes.
Comentários