Presidente do PT admite que Dilma enfrentará temas polêmicos
O presidente do PT, José Eduardo Dutra, admitiu nesta terça-feira que, apesar da presidente Dilma Rousseff ter maioria na Câmara e no Senado em favor do governo federal, a petista vai enfrentar temas polêmicos no Legislativo durante sua gestão. O primeiro deles, segundo Dutra, será a votação do novo valor do salário mínimo, que divide governo e oposição.
"É claro que hoje a situação é de mais conforto no Congresso, mas sabemos que há matérias que provocam polêmica. Acho que o governo está preparado para enfrentar isso", afirmou.
Dutra saiu em defesa da aprovação da reforma política pelo novo Congresso, que toma posse nesta terça-feira. Na opinião do presidente do PT, temas como o voto em lista e o voto distrital misto têm que ser discutidos pelo Legislativo.
"A vantagem de se votar a reforma política no primeiro ano do Congresso é porque não estamos no ano da eleição. Mas temos que encontrar caminhos para aperfeiçoá-la. Já se tentou votar em pacote e não se conseguiu."
Dutra confirmou que Dilma vai ao Congresso nesta quarta-feira, durante a abertura dos trabalhos legislativos, para ler mensagem direcionada aos novos parlamentares. "Tenho certeza que a nossa presidente vai explicitar o que espera do Congresso e estabelecer respeito absoluto entre os Poderes. A relação com o Congresso é inerente à própria democracia", afirmou.
No discurso ao Legislativo, Dutra disse que Dilma vai explicitar seus compromissos de governo e com o Congresso. O presidente do PT acompanha, nesta terça-feira, a posse dos novos senadores no Congresso.
Comentários