Brasileiros estão menos endividados, aponta Ipea
Por outro lado, 71,6 milhões têm alguma dívida. Há seis meses, eram 79 milhões de pessoas com algum tipo de conta pendente.
A constatação é baseada em pesquisa feita em 3.810 domicílios de todo o país, em 214 municípios. Essa projeção é feita a partir das respostas dadas pelos entrevistados.
O levantamento mostrou o brasileiro mais otimista em relação à condição financeira futura do país. Para 64% dos brasileiros, a situação econômica do país vai melhorar. Há seis meses, essa proporção não passava de 58%.
A maior parte dos brasileiros avalia ainda que a situação financeira de sua família melhorou, se comparada a um ano atrás. Para 76,8%, essa condição, atualmente, avançou.
"A expectativa sobre a economia, por parte dos brasileiros, vem crescendo, apesar de o governo implementar medidas para segurar o crescimento da economia, como o aumento de juros e o corte de gastos públicos", afirmou o presidente do Ipea, Marcio Pochmann.
As mulheres se mostraram mais pessimistas. Para 62,7% das entrevistadas, a situação do país vai melhorar nos próximos 12 meses. Entre os homens, o otimismo chega a 66,4% dos consultados.
Comentários