Chico Alencar é o quarto candidato à presidência da Câmara
O deputado Chico Alencar (PSol-RJ) registrou na tarde desta terça-feira (1) sua candidatura à presidência da Câmara. Com o registro de Alencar, são quatro os nomes na disputa pela presidência da Casa.
A eleição está marcada para a tarde desta terça-feira. A candidatura de Alencar foi confirmada pelo deputado líder do PSol na Casa, deputado Ivan Valente (SP).
O candidato do PSol vai disputar a presidência com o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), que também se lançou nesta terça como candidato. Na disputa também estão Sandro Mabel (PR-GO) e Marco Mai (PT-RS).
Maia é o candidato que tem o apoio da maioria dos partidos da Casa, inclusive dos oposicionistas como o DEM e o PSDB. Nesta terça, o petista falou que "lutará pela autonomia do Congresso".
Os registros dos candidatos foram abertos nesta terça, mesmo dia da disputa pelo cargo. Sandro Mabel (PR-GO) foi o primeiro a protocolar, no fim da manhã, a candidatura. Antes de protocolar, ele levou o documento ao comitê de imprensa da Câmara para mostrar aos jornalistas. Mabel se lançou candidato à revelia do próprio partido, que apoia o adversário Marco Maia (PT-RS). O PR ameaça Mabel de expulsão da sigla.
O segundo candidato a oficializar o registro foi Jair Bolsonaro (PP-RJ). Defensor dos militares na Câmara, Bolsonaro foi alvo de protestos de movimentos de defesa dos direitos de homossexuais depois de ter declarado que daria "um couro" para mudar o comportamento do filho se ele se revelasse gay. Marco Maia fez o registro da candidatura logo depois de Chico Alencar.
Comentários