A eleição está marcada para a tarde desta terça-feira. A candidatura de Alencar foi confirmada pelo deputado líder do PSol na Casa, deputado Ivan Valente (SP).
O candidato do PSol vai disputar a presidência com o deputado Jair Bolsonaro (PP-RJ), que também se lançou nesta terça como candidato. Na disputa também estão Sandro Mabel (PR-GO) e Marco Mai (PT-RS).
Maia é o candidato que tem o apoio da maioria dos partidos da Casa, inclusive dos oposicionistas como o DEM e o PSDB. Nesta terça, o petista falou que "lutará pela autonomia do Congresso". Ele registrou sua candidatura por volta das 15h30min.
Os registros dos candidatos foram abertos nesta terça, mesmo dia da disputa pelo cargo. Sandro Mabel (PR-GO) foi o primeiro a protocolar, no fim da manhã, a candidatura. Antes de protocolar, ele levou o documento ao comitê de imprensa da Câmara para mostrar aos jornalistas. Mabel se lançou candidato à revelia do próprio partido, que apoia o adversário Marco Maia (PT-RS). O PR ameaça Mabel de expulsão da sigla.
O segundo candidato a oficializar o registro foi Jair Bolsonaro (PP-RJ). Defensor dos militares na Câmara, Bolsonaro foi alvo de protestos de movimentos de defesa dos direitos de homossexuais depois de ter declarado que daria "um couro" para mudar o comportamento do filho se ele se revelasse gay. Marco Maia fez o registro da candidatura logo depois de Chico Alencar.
Comentários