Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Educação
Quinta - 03 de Outubro de 2013 às 21:29

    Imprimir


João Vieira
Silval endureceu com grevistas, cortou o ponto e só retoma diálogo com fim da paralisação

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores do Ensino Público de Mato Grosso (Sintep/MT), Henrique Lopes, acredita que é remota a chance da greve ser suspensa em assembleia geral, que será realizada nesta sexta-feira (4). A greve dos profissionais da educação estadual foi deflagrada há mais de 50 dias, e os professores recusaram proposta apresentada pelo governador Silval Barbosa (PMDB), que endureceu com a classe, cortou o ponto e afirmou que só volta a negociar com o fim da greve.

Secretário de Administração, Francisco Faiad, que auxiliar nas negociações com a classe de professores, pondera que o governo está e sempre esteve aberto ao diálogo, mas que não há como oferecer outra proposta, e que quem deve dar o próximo passo é o Sintep. “Não temos mais como avançar, agora, o Sintep deve nos procurar se quiser negociar. A greve está mantida e o governo também mantém seu posicionamento”, disse.

Mas, pelo que revelou Henrique Lopes, o Sintep não deve arrefecer com o endurecimento na conduta de Silval Barbosa. “A diretoria do Sintep está reunida e amanhã voltaremos a nos reunir para irmos em assembleia geral, mas, acho que é muito remota a chance de encerrarmos a greve”, analisou.

O impasse é sobre o prazo para a proposta do governo, que prometeu dobrar o salário da classe no período de 10 anos. A proposta prevê reajuste salarial de 5% acima da inflação no próximo ano, seguido de 6% em maio de 2015, e até 2023, a categoria estaria recebendo 7,69%.

Contudo, os profissionais almejam a implantação do reajuste salarial ainda este ano, e o governo afirma que não tem como ceder neste ponto, pois, não houve esta previsão no orçamento de 2013, já que a mudança acarretaria em R$250 milhões a mais neste ano.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/7329/visualizar/