Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Polícia
Quarta - 02 de Fevereiro de 2011 às 00:03

    Imprimir


Um balanço realizado na 8ª Vara Criminal da Comarca de Cuiabá revela que 69% dos delitos atendidos pela Defensoria Pública são cometidos por usuários de drogas. O Defensor Público Munir Arfox, que realizou o levantamento, revela que a pesquisa foi feita levando-se em conta aproximadamente 300 processos atendidos por ele durante o ano de 2010 naquela Vara Criminal. O motivo pelo qual a levantamento foi elaborado, segundo Dr. Munir, se deve à constatação do alto índice de acusados que se declaram usuário de entorpecentes.

O balanço qualitativo e quantitativo traz informações quanto ao tipo de delito, escolaridade, uso ou dependência de algum tipo de droga, idade quando foi registrada a ocorrência, e ainda, se o assistido já havia cometido anteriormente outro tipo de delito. “As informações para este trabalho foram colhidas através do interrogatório do então indiciado perante a autoridade policial”, explica Munir.

Quanto às informações, a estatística mostra que 55% dos criminosos têm idade entre 18 e 25 anos, e 44% deles têm mais de 25 anos. Referente à escolaridade, 47% não concluiu o primeiro grau.

Sobre os tipos de delitos, 40% deles são roubos, 37% furtos, seguidos de porte/posse de arma, com 10% do total. Em torno de 60% dos réus apresentam mais de um delito, conforme o levantamento.

“O perfil apresentado pelos praticantes do delito dão conta de que são pessoas jovens, de 18 a 25 anos, de baixo nível de escolaridade, sem profissão definida e, em sua grande maioria, faz uso de algum tipo de substância entorpecente”, resumiu o Defensor Público.
 




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/73283/visualizar/