Senado adia reunião para eleger suplentes da Mesa
A reunião estava marcada para 13h, mas foi adiada para que os líderes tenham mais tempo para fechar um acordo.
"Insistir para fechar logo as suplências dificultaria, pois uma das possibilidades de acordo é a cessão, por parte do PMDB, de um cargo de suplente para fazermos a composição", disse o líder do PT, senador Humberto Costa (PE), após reunião da bancada do partido.
Os titulares da Mesa foram eleitos ontem à noite. A composição foi definida em votação com 71 votos favoráveis à chapa única formada por acordo entre os partidos. Só houve um voto contrário e uma abstenção. Foram escolhidos dois vice-presidentes e quatro secretários.
Também ontem, os novos senadores foram empossados e Sarney reeleito para o comando da Casa.
COMPOSIÇÃO
Marta Suplicy (PT-SP) foi eleita primeira vice-presidente, com a função de substituir Sarney no comando da instituição nas ausências do peemedebista.
O PT optou pela primeira vice para evitar que o cargo fique nas mãos da oposição --que poderia presidir sessões no plenário da Casa.
Os petistas chegaram a cogitar escolher a primeira-secretaria, responsável por toda a administração do Senado, mas optaram por uma função política que não represente insegurança ao governo federal no Senado.
A primeira-secretaria será ocupada pelo senador Cícero Lucena (PSDB-PB), que terá como tarefa dar continuidade à reforma administrativa da Casa. O órgão foi alvo de uma série de escândalos nos últimos anos diante de problemas administrativos, entre eles a crise ética de 2009 conhecida como o escândalo dos "atos secretos".
PTB e PR disputaram dois cargos na Mesa Diretora até o momento da votação no plenário, mas as siglas chegaram em um acordo com a indicação do senador João Ribeiro (PR-TO) para a segunda secretaria e João Vicente Claudino (PTB-PI) na terceira secretaria da Casa.
Além de Sarney, o PMDB vai ocupar mais um cargo na Mesa Diretora com o senador Wilson Santiago (PMDB-PB), que ficou com a segunda vice-presidência.
O DEM conseguiu, em acordo fechado com os demais partidos, garantir uma suplência na Mesa --com a indicação da senadora Maria do Carmo Alves (DEM-SE). Mas ainda não há acordo para as demais suplências.
Comentários