Vida e obra dos deputados traz até piadas fantárdigas
A biografia oficial dos novos deputados federais, disponível no site da Câmara, ganhou itens pouco comuns no cadastro parlamentar.
O perfil do deputado Tiririca (PR-SP) cita como única obra publicada pelo palhaço o livro "As piadas fantárdigas do Tiririca" --com a ressalva de que o parlamentar foi co-autor da obra.
O jogador de futebol e deputado federal Danrlei (PTB-RS) também destacou seu único livro publicado até o momento: "Danrlei: uma lenda gremista".
Outro deputado famoso, Romário (PSB-RJ) inovou no campo "condecorações".
As comendas e títulos de cidadão honorário, comuns no perfil de parlamentares mais experientes, deram lugar aos títulos obtidos pelo baixinho em 1994: "tetra campeão do mundo de futebol" e "melhor jogador do mundo".
Todas essas informações são repassadas por assessores dos parlamentares a partir de um formulário padrão elaborado pela Câmara.
Os deputados mais novos e com menor experiência política foram os mais sucintos no preenchimento dos dados biográficos. Com 21 anos, idade mínima exigida para assumir o mandato, o deputado federal Hugo Motta (PMDB-PB) destacou, além da filiação partidária, apenas sua formação acadêmica: "medicina (incompleto)".
Outro jovem deputado, o filho do senador Renan Calheiros (PMDB-AL), Renan Filho (PMDB-AL), lembra não só sua atuação política à frente da Prefeitura de Murici como também os anos de estudo na UnB (Universidade de Brasília).
No campo "atividades sindicais, representativas de classe e associativas", o deputado cita sua passagem como presidente do centro acadêmico do curso de Economia.
Comentários