Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Sábado - 05 de Fevereiro de 2011 às 07:57
Por: Laura Nabuco

    Imprimir


Em meio a polêmica provocada pelo retorno das discussões em torno do Zoneamento Sócioeconômico e Ecológico (ZSEE), o deputado Dilmar Dal Bosco, irmão do ex-presidente da comissão especial do ZSEE Dilceu Dal Bosco que conduziu a elaboração do projeto final, já adianta que será uma espécie de sucessor de Dilceu no acompanhamento dos novos "ajustes" que serão feitos na proposta."Pretendo dar continuidade a este projeto até que ele seja sancionado pelo governador Silval Barbosa", frisou o parlamentar.

O projeto começou a ser discutido ainda durante a gestão Dante de Oliveira (PSDB), mas apenas em 2008, no governo Blairo Maggi (PR), passou a ser debatido na Assembleia. A ideia é promover uma nova divisão do território mato-grossense em zonas ambientais. Essas áreas seriam divididas de acordo com os recursos naturais, as potencialidades econômicas, fragilidades ecológicas, tendências de ocupação e as condições de vida da população.

Dezenas de seminários e audiências públicas foram realizadas para discutir o assunto junto a sociedade, mas, até agora, o projeto não conseguiu ser sancionado pelo Executivo. É alvo de muitas criticas, principalmente por parte de ambientalistas. Eles entendem que o ZSEE atende apenas aos interesses dos ruralistas.

No ano passado, os parlamentares chegaram a aprovar um relatório final, que foi entregue ao governador Silval Barbosa (PMDB). Depois de se reunir com membros da própria Assembleia, da secretaria estadual de Meio Ambiente (Sema) e da Procuradoria Geral do Estado (PGE) para analisar o assunto, Silval afirmou que vetaria, ao menos em partes, a matéria. Os deputados recuaram e pediram o projeto de volta. 

Este ano a proposta volta à pauta de votação. Durante a posse da nova Legislatura, inclusive, o presidente da Casa, deputado José Riva (PP), convidou Dilceu para atuar como uma espécie de consultor do ZSEE no parlamento. O democrata ainda não deu uma resposta. A ideia é encerrar os debates até o final do mês.





Fonte: RD News

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/72953/visualizar/