Uma simples torneira gotejando desperdiça em média 1.500 litros de água em apenas 30 dias. Este vazamento acaba refletindo no aumento da conta de água no final do mês. Para reverter essa situação, a Companhia de Saneamento da Capital (Sanecap) orienta os consumidores a verificarem se há vazamentos no encanamento interno, fazendo uma inspeção geral de tempos em tempos.
Para identificar se há vazamentos é simples. Basta observar atentamente se existe umidade ou vazamento visível nas paredes perto dos registros e torneiras. Se existir é sinal de que o encanamento está com problemas. Neste caso o encanamento deve ser trocado.
Outra forma de saber se existem vazamentos na residência é fechar bem as torneiras, chuveiros e registros. Depois trave a bóia da caixa d’água e marque o nível da água. Se depois de duas horas o nível baixar, há vazamento. Nesse caso, é preciso substituir o cano, a torneira ou o registro.
O diretor técnico da Sanecap, Jacírio Maia, ressalta que em casos de vasamentos no encanamento é importante que o consumidor chame um profissional para fazer o serviço. “Dessa forma vai evitar que o problema piore”.
Comentários