Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Polícia
Sexta - 04 de Outubro de 2013 às 12:18

    Imprimir


 Cinco dragas foram apreendidas e embargadas por danos ambientais durante fiscalização da Delegacia Especializada do Meio Ambiente no Rio Cuiabá. As irregularidades somaram R$ 200 mil em multas. Os responsáveis foram presos em flagrantes.
 
A vistoria, realizada em conjunto com a Secretaria de Estado do Meio Ambiente (Sema), Juizado Volante Ambiental (Juvam) e a Polícia Militar Ambiental, foi feita no município de Santo Antônio do Leverger (34 km ao sul da Capital). Foram envolvidos 40 agentes destas instituições. 
 
Segundo o delegado Vitor Hugo Teixeira, os gerentes das embarcações responsáveis pela remoção de área, Porto Seguro e Mineradora MR3, foram autuados em flagrante por danos a área de preservação ambiental e por operar sem licença ambiental, crimes previstos nos artigos 38 e 44 da Lei 9605/98. 
 
Conforme o delegado, os proprietários das dragas serão indiciados nestes crimes. 
 
“Ficou constatado danos em área de preservação ambiental e que estão agindo em desacordo com a permissão”, disse o delegado. “Os equipamentos foram apreendidos e não poderão ser usados”, completou.
 
Além das prisões, a Dema instaurou termo circunstanciado de ocorrência (TCO) para apurar crimes praticados pelos responsáveis das dragas JK Mineração Ltda e a Cooperativa de Extração de Substância Minerais (Coopeareia), que estariam operando em desacordo com a licença ambiental concedida.
 
Contra a Coopeareia, a Polícia Civil abriu dois termos circunstanciados, pois a empresa administra cinco dragas e em duas foram encontradas com irregularidades.
 
O delegado disse que a fiscalização deve acontecer também nos município de Várzea Grande e Nossa Senhora do Livramento e “em toda a extensão do Rio Cuiabá, onde há extração de areia”.
 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/7272/visualizar/