Sicredi Ouro Verde comemora 21 anos de fundação
Em 2010, a Sicredi Ouro Verde encerrou o exercício com a liberação de 294 milhões de reais em créditos aos associados, um crescimento de 127,2% no planejado para o ano, representando assim um crescimento de 41,6% em relação a 2009. Entre os valores apontados estão contemplados as 1070 operações de créditos rurais, os quais foram destinados para aquisição de 180 máquinas e equipamentos, sendo 42 plataformas de colheitadeira, 25 colheitadeiras, 23 tratores e 36 semeadoras, entre outros, além da destinação do recurso para a 730 operações de custeio, beneficiando mais de 150 mil hectares de áreas cultivadas.
"Estamos certos que estes números somente foram alcançados graças à participação dos nossos associados. Temos ressaltado que nosso empreendimento cooperativo será do tamanho dos nossos sonhos. Temos certeza que continuaremos crescendo, porque nossa sociedade cooperativa é formada por pessoas que sonham alto, acreditam nos seus sonhos, na sua capacidade, convertendo esses elementos em ferramentas capazes de transformar os sonhos em empreendimentos de sucesso, destaca o presidente da Sicredi Ouro Verde Eledir Pedro Techio".
Cooperativa surgiu em momento de crise. O Brasil iniciou a década de 1990 sob um amplo conjunto de mudanças econômicas, cujo principal objetivo era o controle do processo inflacionário. O período exigiu fortes ajustes dos diferentes setores, que tiveram de se reorganizar e buscar alternativas para fazer frente à nova realidade. Foi um cenário em que se evidenciou um aumento das taxas de desemprego, acompanhado de baixas taxas de crescimento econômico. O panorama adverso cobriu de cinza também a agricultura brasileira, e as regiões produtoras de Mato Grosso foram fortemente atingidas. Descapitalizados, sem crédito para financiar a atividade, os produtores rurais se viam sem rumo. Neste contexto, um grupo de visionários ousou lançar os olhos para outro rumo que não o da falência: constituir uma cooperativa de crédito.
Assim, em 10 de fevereiro de 1990, 27 agricultores de Lucas do Rio Verde e Tapurah realizaram a primeira assembléia que resultaria na constituição da Cooperativa de Crédito Rural Lucas do Rio Verde - Credilucas. Para concretizar a idéia e integralizar as cotas-parte, eles venderam soja verde. Começava ali uma trajetória de trabalho árduo e grandes desafios, que resultou na Sicredi Ouro Verde MT, uma instituição sólida, orgulho de seus associados e da própria sociedade.
Presente em Lucas do Rio Verde, Tapurah, Ipiranga do Norte, Itanhangá, São José do Rio Claro, Diamantino, Nova Maringá e Alto Paraguai, a cooperativa mantém forte envolvimento com todas as comunidades em que atua, influenciando decisivamente no desenvolvimento econômico, social e cultural destas comunidades.
Benefícios sociais
O cooperativismo, como instrumento de organização econômica da sociedade, ajuda a defender os associados de uma estrutura de mercado desequilibrada. Muitos se perguntam se o cooperativismo realmente existe com o objetivo de visar ao bem comum. Questionamentos sempre existirão, mas o fato real é que um sistema cooperativo, que tem a finalidade de agregar resultados por meio da ajuda mútua, tem muito mais a oferecer do que simplesmente solidarismo ou filantropia.
Os benefícios sociais do cooperativismo estão baseados nas atividades de valorização do relacionamento e qualidade de vida, no auxílio ao desenvolvimento comunitário, na agregação de renda aos associados, nas informações educacionais e de interesse mercadológicos levadas aos associados e à comunidade e, especialmente, na valorização das ações sociais de todos os representantes: associados, colaboradores, dirigentes, conselheiros, sociedade, num processo de comprometimento constante e negociado. Se todos, unidos pela cooperação, praticando os valores e princípios cooperativistas, juntarem as forças em defesa dos direitos e objetivos comuns, o alcance do bem comum será uma conseqüência dos atos de responsabilidade e de transparência.
Assim tem sido a atuação da Sicredi Ouro Verde MT nos seus 21 anos de existência. Suas ações transcendem o interesse dos associados para ajudar a promover o desenvolvimento da sociedade.
Comentários