Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Sexta - 04 de Outubro de 2013 às 14:43

    Imprimir


Gilvan Melo/Rádio Pioneira
 A decoração é chamativa. E o propósito é alertar para os riscos que representa o câncer de mama, doença muito temida pelas mulheres devido à frequência com que vem ocorrendo. Uma das ações da campanha é o concurso de melhor decoração de vitrines. A inscrição pode ser feita na sede da ACITS até o próximo dia 8 de outubro. O julgamento será feito de 15 a 18 e o resultado divulgado no dia 22 deste mês.
 
 
O câncer de mama é uma doença grave que pode ter cura Seus efeitos psicológicos afetam a sexualidade e a imagem pessoal da mulher, sendo devastadora tanto em termos físicos quanto psicológicos. Quanto mais cedo for detectada, mais fácil será a cura. Se no momento do diagnóstico o tumor tiver menos de 01 centímetro (estágio inicial), as chances de cura chegam a 95%, segundo a Federação Brasileira de Instituições Filantrópicas de Apoio à Saúde da Mama – Femama. O diagnóstico precoce é uma estratégia fundamental na luta contra o câncer de mama.
 
 
A principal arma para detectar o câncer de mama é a mamografia e deve ser realizada uma vez por ano em todas as mulheres com 40 anos ou mais. É a partir dessa idade que o risco da doença começa a aumentar significativamente.
 
 
O “OUTUBRO ROSA” é um movimento popular comemorado no mundo todo. O nome remete à cor do laço rosa que simboliza a prevenção e a luta contra o câncer de mama e estimula a participação da população, empresas e entidades. A cada ano vem aumentando a adesão ao movimento mundial "Outubro Rosa", que visa chamar atenção, diretamente, para a realidade atual do câncer de mama e a importância do diagnóstico precoce.
 
 
Este é o terceiro ano que o GAO-Grupo de Apoio Oncológico Luz da Esperança adere à campanha “Outubro Rosa” em Tangará da Serra. Neste ano de 2013 o GAO fechou parcerias com a Secretaria de Saúde através de seus PSFs, com a ACITS através de um concurso aos associados, de iluminação e decoração em suas vitrines, parceria com a UNIC, UNEMAT e SENAC através de palestra com mastologista e advogado para chamar atenção dos universitários sobre a existência da doença, importância da prevenção e seus direitos e com o LIONS oferecendo um chá Rosa.
 
 
Na programação será ainda realizada no dia 26 de outubro uma caminhada envolvendo todas estas entidades e aberta à participação da população em geral, saindo da prefeitura até o Bosque Municipal. O último item no calendário será uma missa na Igreja Matriz no dia 30 de outubro.
 





Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/7248/visualizar/