Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Sábado - 12 de Fevereiro de 2011 às 18:14

    Imprimir


Comprar a casa própria foi possível para 2,384 mil mato-grossenses com os recursos do Sistema Brasileiro de Poupança e Empréstimo (SBPE) em 2010. A aquisição se deu por meio do empréstimo de R$ 280,881 milhões aos contratantes. Atualmente, cerca de 90% das compras de imóveis utilizam alguma modalidade de financiamento.

O empresário Zerrer Salim contratou um crédito para a compra do primeiro imóvel. Serão 30 anos pagando as parcelas, mas sem o recurso a transação não seria possível. Segundo ele, a construtora com quem fez o negócio tinha uma parceria com um banco privado em que já possuía conta e que por isso não houve dificuldade para fechar a contratação. "Eu tinha um crédito pré-aprovado com o banco e só precisei assinar os papéis", afirma ao comentar que a taxa fixada foi de 9% ao ano, mas que pretende adiantar parcelas e encerrar o financiamento antes do prazo.

O gerente da Vanguard Home, Márcio Ferreira, diz que quando a empresa realiza um empreendimento, ao final da obra, faz o intermédio entre o cliente e o banco para facilitar a contratação do empréstimo. "Trabalhamos há alguns anos com uma mesma instituição e isso deixa os trâmites menos burocráticos".

A economista Luceni Grassi ressalta que atualmente alguns bancos financiam até 100% do imóvel, de acordo com a renda do comprador e que esta possibilidade ampliou a fatia da população com acesso a crédito para aquisição do imóvel. Outro fator que influenciou o aumento no volume injetado no segmento é o crescimento dos valores aplicados na poupança. "Os bancos revertem parte da captação no financiamento habitacional e a melhora na renda permitiu maior aplicação nas cadernetas de poupança", afirma ao comentar que os investimentos dos clientes são a principal fonte da Caixa Econômica Federal.





Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/72445/visualizar/