Os eleitores que não votaram e não justificaram a ausência nos três últimos pleitos podem ter o documento cancelado.
Mais de 8 mil eleitores em Cuiabá podem ter título cancelado
Levantamento da Justiça Eleitoral revela que 1 milhão e 472 mil eleitores brasileiros não votaram e não justificaram a ausência nas três últimas eleições. Em Mato Grosso são mais de 39 mil eleitores que podem ter o documento cancelado. As cidades que mais tiveram eleitores faltosos são: Cuiabá (8.117); Várzea Grande (3.372); Rondonópolis (1.847); Sinop (1.780); Poconé (1.205) e Cáceres (1.176).
Os eleitores que não votaram e não justificaram a ausência nos três últimos pleitos tem até o dia 14 de abril para regularizar a situação, sob pena de ter o título eleitoral cancelado. A medida está prevista na Resolução número 23.334, do Tribunal Superior Eleitoral, publicada no dia 4 de fevereiro, no Diário da Justiça Eletrônico.
O cancelamento dos títulos dos eleitores que não ajustaram sua situação se dará a partir do dia 2 de maio. A partir do dia 6, a Justiça Eleitoral vai disponibilizar a relação contendo os nomes e os números de inscrição dos eleitores faltosos nas três últimas eleições.
O cancelamento do título eleitoral acarreta conseqüências como o impedimento para obter passaporte ou carteira de identidade, receber salários de função ou emprego público e obter certos tipos de empréstimos e inscrição em concursos públicos.
A falta de justificativa também pode impedir renovação de matrícula em estabelecimento de ensino oficial ou fiscalizado pelo governo e obtenção de certidão de quitação eleitoral ou qualquer documento perante repartições diplomáticas a que estiver subordinado.
Comentários