Poconé volta as aulas no dia 21 de Fevereiro
Três municípios mato-grossenses vão atrasar o início do ano letivo de 2011 por problemas junto ao SIGeduca (Sistema Integrado de Gestão Escolar), da Secretaria de Estado de Educação (Seduc) na postagem de informações sobre a atribuição de aulas.
Já em Sinop e Rondonópolis, o atraso é de um dia apenas. Os alunos retornam às salas de aula nesses municípios na próxima terça-feira. Nas outras 717 escolas públicas da rede estadual o ano letivo tem início na segunda-feira.
Em nota, o Sindicato dos Trabalhadores no Ensino Público de Mato Grosso (Sintep-MT) criticou o SIGeduca, afirmando que emperra qualquer processo: “uma ferramenta ineficiente que sequer viabiliza os dados do fechamento do ano letivo de 2010 e, consequentemente, a efetivação das matrículas para este ano”.
A entidade disse também que a demora na posse dos profissionais aprovados no concurso público do Estado é um dos motivos que colaboram com o comprometimento do ano letivo. “Muitas escolas, inclusive, não têm trabalhadores suficientes para assumirem os cargos de assessor ou coordenador pedagógico.
A Semana Pedagógica, essencial para o planejamento do ano letivo, também ficou prejudicada”, constatou o Sintep-MT, que cobra da Secretaria de Educação do Estado a posse aos aprovados em primeiro ou segundo lugares e que assumem as aulas como contratados temporariamente, justamente por não terem sido convocados até o momento.
Comentários