Ministério Público Federal investigará apoio do BNDES ao JBS
O Ministério Público Federal do Rio de Janeiro abriu inquérito para investigar o apoio do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) ao frigorífico JBS.
Em portaria publicada na última sexta-feira no "Diário Oficial da União", o procurador da República Carlos Alberto Bermond Natal converteu um processo administrativo em inquérito para apurar possíveis irregularidades na compra de títulos do JBS pelo banco de desenvolvimento.
O apoio do banco ao processo de internacionalização do JBS tem sido alvo de críticas entre os concorrentes do frigorífico. No ano passado, o BNDES comprou por meio da BNDESPar, o braço de investimentos do banco, cerca de R$ 3,5 bilhões em debêntures (títulos de dívida com a opção de converter em ações) do JBS para a aquisição da americana Pilgrim"s, o que consolidou a expansão do grupo em outros mercados.
Procurado pela reportagem, o banco informou que não foi notificado ainda do inquérito, mas afirma estar à disposição para prestar os esclarecimentos solicitados.
Comentários