Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Nacional
Terça - 15 de Fevereiro de 2011 às 19:45

    Imprimir


Mato Grosso registrou na 40ª edição do Horário de Verão resultados bem superiores aos dos últimos dois anos. A redução da demanda de energia no horário de ponta alcançou 5,36% em 2010/2011, índice 18% maior que o registrado na edição passada (4,55%). A queda no consumo de energia também aumentou e até superou as expectativas da Rede Cemat.

Nos municípios do Estado abastecidos pelo Sistema Interligado Nacional (SIN), a redução no consumo de energia no período chegou a 1,06%, gerando uma economia de 24.962,77 MWh. Esse montante de energia é suficiente para abastecer por um ano e dois meses uma cidade do porte de Chapada dos Guimarães (67 Km ao norte de Cuiabá).

Já nas localidades atendidas por Sistema Isolado, a economia chegou a 78,55 MWh, energia suficiente para abastecer por 17 dias o município de Rondolândia (1.600 Km a nordeste de Cuiabá). Neste caso, há um grande ganho ambiental, já que 23.564 litros de óleo diesel deixaram de ser queimados. No Sistema Isolado, a economia também aumentou em relação à edição passada do horário de verão e superou as previsões da Cemat, que era de uma economia de 53,95 MWh de energia e de 16.183 litros de óleo diesel.

O Decreto nº 6.558, de 8 de setembro de 2008, instituiu datas fixas para início e encerramento do horário brasileiro de verão. O documento estabelece que o horário começará sempre no terceiro domingo de outubro e terminará no terceiro domingo de fevereiro do ano seguinte. Apenas quando o término coincidir com o domingo de Carnaval, o horário de verão será prorrogado até o fim de semana seguinte.

As mudanças no relógio ocorrem sempre de sábado para domingo, à meia-noite. Os estados incluídos no horário de verão são Rio Grande do Sul, Santa Catarina, Paraná, São Paulo, Rio de Janeiro, Espírito Santo, Minas Gerais, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e no Distrito Federal.
 




Fonte: A Gazeta

Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/72171/visualizar/