Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Política
Terça - 15 de Fevereiro de 2011 às 22:01

    Imprimir


A direção do DEM vai fazer uma contraproposta ao grupo do prefeito de São Paulo, Gilberto Kassab (DEM), na tentativa de mantê-lo na sigla.

Apesar do comando do partido admitir que o prefeito caminha para deixar a sigla, a cúpula tenta uma saída negociada que resulte em uma menor dissidência se o prefeito formalizar a desfliação --sem um racha definitivo entre os democratas.

Pela contraproposta, o ex-senador Marco Maciel (DEM-PE) seria designado presidente do Conselho Político do DEM. Com a ida de Maciel, o senador José Agripino (DEM-RN) assumiria a presidência do partido.

Por outro lado, seriam abertas vagas na Executiva Nacional do DEM que poderiam ser preenchidas pelos dois grupos --o que na prática enfraquece a ala ligada a Kassab e ao ex-senador Jorge Bornhausen (DEM-SC). A ideia é substituir da Executiva filiados que, atualmente, não estão em plena atividade partidária.

O grupo ligado ao atual presidente do partido, Rodrigo Maia (DEM-RJ), acredita que a solução acalmaria o grupo de Kassab. A proposta também ficaria como "intermediária" à feita por Bornhausen, que admite apoiar a eleição de Agripino, desde que a Executiva fosse mantida como está.

No atual modelo, o grupo de Bornhausen tem força para manter a influência política na sigla, mesmo sob o comando de Maia.

A bancada da Câmara, porém, reivindica mudanças na Executiva como forma de fortalecer o grupo do atual presidente do DEM. "Fizemos uma contra proposta, aí teríamos maior equilíbrio na Executiva. O grupo que venceu a eleição [ligado a Rodrigo Maia] teria a maioria", disse o deputado Onyx Lorenzonni (DEM-SC).

Os dois grupos vão manter conversas nesta quarta-feira (16) numa tentativa de solucionar o impasse.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/72161/visualizar/