Anvisa suspende distribuição de estatina por falta de aprovação
A Anvisa (Agêncial Nacional de Vigilância Sanitária) publicou na terça-feira (15), no "Diário Oficial da União", a suspensão da distribuição, fabricação, comércio e uso do medicamento genérico atorvastatina cálcica --genérico do A Anvisa (Agêncial Nacional de Vigilância Sanitária) publicou na terça-feira (15), no "Diário Oficial da União", a suspensão da distribuição, fabricação, comércio e uso do medicamento genérico atorvastatina cálcica --genérico do Lípitor--, 20 mg, produzido pela Pfizer, no país. Lípitor--, 20 mg, produzido pela Pfizer, no país.
Segundo a Vigilância Sanitária, a embalagem do produto ainda não foi aprovada.
Conhecida como estatina, a droga é indicada para a redução do colesterol. As estatinas reduzem a lipoproteína de baixa densidade ou LDL, o tipo de colesterol ruim, o que pode levar à formação de coágulos sanguíneos.
Elas estão entre os medicamentos mais vendidos no mundo, recomendadas por muitos estudos que mostram que reduzem o risco de ataques cardíacos e derrames.
A suspensão é definitiva e tem validade imediata após divulgação da medida do "Diário Oficial". As pessoas que já tiverem adquirido algum produto suspenso devem interromper o uso.
OUTRO LADO
A Pfizer ainda não se pronunciou sobre a decisão da Anvisa.
Comentários