Mais de 80% dos consumidores usam internet para pesquisar preços
De acordo com estudo da eCMetrics, divulgado nesta sexta-feira (18), 81% dos consumidores brasileiros utilizam a internet para pesquisar preços. Já 74% fazem pesquisa de imagens de modelos e opções de produtos.
A ferramenta também é utilizada para pesquisa de detalhes de desempenho e dimensões de produtos (68%), locais de compra (67%) e lançamentos (64%).
Para a realização da pesquisa, foram entrevistadas 2.440 pessoas, por meio da internet, em janeiro de 2011.
Interação
Os consumidores também estão buscando interagir com as empresas. Segundo o levantamento, 92% acessaram o site de uma empresa nos últimos seis meses. Além disso, 53% dos consumidores brasileiros tornaram-se membros de uma comunidade virtual de empresa ou fan page de empresa no último semestre.
De acordo com o estudo, 42% dos consumidores gostariam de participar diretamente de pesquisas no site do fabricante da marca. Já 41% gostariam de usar internet para agendar visitas aos revendedores. Tirar dúvidas no site do fabricante, por meio de contato direto com as pessoas responsáveis (40%), fazer compra do produto diretamente no site do fabricante da marca (38%) e fazer compra do produto no site do revendedor (37%) são outros desejos mencionados.
Ainda segundo o levantamento, ações ligadas ao relacionamento de consumidores com empresas pela internet indicam uma tendência para o engajamento fututo entre os dois. Conforme o estudo, 28% dos consumidores pensariam duas vezes antes de publicar fotos usando o produto ou serviço, mas, ainda assim, fariam isso. O mesmo acontece com 25%, que criaria um perfil pessoal em comunidades virtuais dedicadas exclusivamente ao debate sobre produtos ou serviços.
Além disso, 22% dos consumidores brasileiros pensariam duas vezes antes, mas fariam parte de rede social do fabricante da marca. Outros 21% postariam comentários sobre sua experiência no uso de produtos ou serviço.
O estudo concluiu que o internauta brasileiro está disposto a dialogar com as empresas e quer ser ouvido e participativo nas decisões relacionadas a produtos e serviços que utiliza, por meio de redes sociais e outras formas de atendimento on-line.
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