Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Cidades
Sexta - 18 de Fevereiro de 2011 às 16:13
Por: LUZIA ARAÚJO

    Imprimir


A Secretaria de Estado de Segurança Pública (Sesp), por meio da Gerência de Desenvolvimento e Qualidade de Vida, realiza o curso “Gestão de Competências”. A capacitação ocorrerá de segunda a sexta-feira (21 a 25.02), às 8 horas, no auditório do Procon, localizado na avenida do CPA, ao lado da Polícia Federal, em Cuiabá.

Participarão do curso 35 servidores da área de recursos humanos e diretoria de ensino da Polícia Militar, Polícia Judiciária Civil, Corpo de Bombeiros e Politec. O objetivo da capacitação é ensinar os servidores como mapear as competências dos profissionais que atuam nas instituições ligadas à segurança pública de Mato Grosso.

O curso de “Gestão de Competências” tem a carga horária de 40 horas e faz parte do Programa de Mapeamento e Perfil de Competências, elaborado pela Secretaria Nacional de Segurança Pública (Senasp) que tem como principal objetivo mapear as competências dos cargos de soldado e tenente da PM e Corpo de Bombeiros, investigador, escrivão e delegado da PJC e técnico de necropsia, perito oficial criminal e papiloscopista da Politec.

Segundo a coordenadora de Aplicação e Desenvolvimento de Qualidade de Vida da Sesp, Keila Nunes Costa, as condições de trabalho do servidor da Segurança Pública acarretam sobrecarga física e emocional, e o descompasso entre o trabalho prescrito e o real, somado às pressões da sociedade afetam a saúde, gera desgaste, insatisfação e provoca estresse e sofrimento psíquico aos servidores. “O mapeamento de competências busca, por meio da análise detalhada do cargo, indicar sua missão, as tarefas a serem executadas, os facilitadores, dificultadores e os requisitos psicológicos”, disse.

Keila explicou ainda que a análise permite que a seleção para contratação seja mais eficiente, uma vez que se conhece o comportamento requerido para a função ou requisito psicológico. “Dessa forma conseguimos prevenir acidentes e preservar a saúde e integridade física do trabalhador”, completou a coordenadora.

Para finalizar, Keila comentou outros benefícios que o mapeamento trará. “Este mapeamento também possibilita o levantamento das necessidades de capacitação que permite o planejamento adequado das ações de gestão das instituições, tais como constituição de equipes, seleção, análise do trabalho, avaliação de desempenho, planejamento de treinamento, serviço ao cidadão, desenvolvimento gerencial e profissional, aconselhamento, desenvolvimento de carreiras, desenvolvimento de liderança e administração de conflitos”, falou.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/71947/visualizar/