Em crise, criadores de suinos em MT pedem suspensão de ICMS
A Associação dos Criadores de Suínos de Mato Grosso (Acrismat) está aguardando um posicionamento urgente do governo do Estado e da Assembleia Legislativa quanto ao pedido de isenção do Imposto Sobre a Circulação de Mercadorias e Serviços (ICMS) por um período provisório, diante da crise que atinge a classe produtora desde o começo do ano. "Queremos que o Governo olhe com mais atenção para a suinocultura, e atenda à reivindicação de suspensão do ICMS até que o mercado se normalize" - diz a entidade
Depois do bom momento das vendas da carne suína no final de 2010, a situação se inverteu para o setor. As vendas caíram como normalmente sempre acontece nesta época, mas os preços pagos ao produtor também caíram e atualmente estão bem abaixo do custo de produção, que por sua vez aumentou, devido à alta de preços do milho e do farelo de soja.
Ao contrário do que acontece na bovinocultura, em que o produtor consegue deixar o animal no pasto até que os preços de venda melhorem, e ainda ganha se o boi engordar, na suinocultura isso não pode ser feito. Um suíno acima de 115 kg perde cotação no mercado, e por outro lado o produtor precisa se desfazer logo dele para abrir espaço na granja aos novos animais que devem entrar para a fase de terminação.
Comentários