Jogo da vilã Carmen Sandiego chega ao Facebook
Where In The World Is Carmen Sandiego (Onde no mundo está Carmen Sandiego, em tradução literal) chegou ao Facebook na semana passada, com uma premissa parecida com a dos jogos de computador da franquia: o usuário é avisado de um grande roubo realizado por um dos asseclas de Carmen, e a meta é identificar e prender o bandido.
Nesse interim, é preciso colher pistas com testemunhas em certos locais das cidades e ir determinando os traços do suspeito e o seu próximo destino. Enquanto isso, o jogador acaba aprendendo bastante sobre geografia ao circular pelas localidades -o aspecto educativo foi um dos motivadores da criação do game.
Ao prender vários suspeitos, o usuário sobe na escala da agência de detetives ACME e recebe casos mais difíceis para solucionar. Em seu último caso, ele precisa encontrar a própria Carmen.
Até aí, nada de novo em relação ao jogo de computador que conquistou seguidores nas décadas de 1980 e 1990.
Mas algumas possibilidades mostram que Carmen está definitivamente 2.0: é possível comprar moedinhas e fazer com que as testemunhas falem mais e pedir ajuda aos seus amigos de Facebook na hora de determinar a identidade do suspeito.
Veja guia que ensina a jogar em bit.ly/carmenplay.
MULTIPLATAFORMA
Lançado inicialmente em 1985 para plataformas como o Apple II, Carmen Sandiego foi criado pela Broderbund Software. Posteriormente, ganhou diversas versões.
Nas edições subsequentes do jogo que foram lançadas, era preciso procurar Carmen pelo mundo, pelos Estados Unidos e pela Europa.
Foram lançados uma série de livros, um game show, um desenho animado para a TV e até filmes sobre a franquia Carmen Sandiego.
Comentários