Silval lança daqui a pouco terminal de ferrovia em Mato Grosso
O terminal de Itiquira será construído em um área de 70 hectares - doada pela Prefeitura de Itiquira, como forma de incentivo - e terá 6 km de extensão. A obra vai gerar 210 empregos diretos, nas áreas de manutenção, operadores, maquinistas. O terminal vai movimentar - quando concluído - o equivalente a 2,5 milhões de toneladas por ano de grãos e outros produtos derivados ou não da soja, etanol, algodão e madeira de reflorestamento.
O prefeito de Itiquira, Ernani José Sander, um entusiasta da ferrovia, diz que a cidade já está passando por um processo de transformação com a chegada desse investimento - principalmente o da Seara, que irá investir R$ 40 milhões na construção de um terminal graneleiro intermodal para o transbordo de soja, milho, sorgo e farelo destinados à exportação.
Segundo a ALL, as obras do projeto de expansão da Malha Norte estão em estágio avançado, com cerca de 115 Km em obras, sendo que desse trajeto, 95 Km de infraestrutura já se encontram concluídos e mais de 20 Km de superestrutura (dormentes e trilhos) já foram executados.
O projeto de expansão é dividido em três etapas. A primeira tem cerca de 13 Km, a segunda mede 162 Km e a terceira é de 75 Km. O Ibama já liberou duas das três etapas que somam 175 Km do total de 250 Km. As obras se aproximam da comunidade de Mineirinho, entre Itiquira e Rondonópolis.
O terminal de Itiquira terá 6 Km de extensão
Roteiro da solenidade de lançamento do Terminal Intemodal de Itiquira
Comentários