O estado de saúde de um dos ocupantes da aeronave que caiu dia 18 ainda é grave
Vítima passou por cirurgia
Segundo informações da assessoria do pronto-socorro, a cirurgia de "lapatomia" foi iniciada às 16h de sexta-feira (18), 4h30 após a queda do avião próximo a pista do aeroporto Senador Jonas Pinheiro. A aeronave pertencia a André Bellandi, diretor da Escola de Aviação Civil Fly Asa, de Várzea Grande. O último boletim médico foi divulgado por volta das 20h de sexta-feira (18), após o término da cirurgia.
A Aeronáutica havia informado que a aeronave PR-ABX estava em fase de regularização, o que não impede a utilização para voos se tiver autorização para isso. Segundo Bellandi, Anderson e Ricardo estariam utilizando a aeronave para acumular horas de voo e adquirir experiência.
A Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) só poderá saber se o avião e o piloto estavam regulares junto à agência depois que o Centro de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos (Cenipa) apurar as causas. O relatório oficial de investigação está previsto para término na amanhã (21).
Os tripulantes partiram do aeroporto Santa Rita, no Distrito Industrial de Cuiabá, e a hipótese é que o piloto tenha tentado realizar uma arremetida no aeródromo de Santo Antônio. Esse procedimento é utilizado em casos de emergência no qual o piloto da aeronave retoma o voo depois de pousar.
Após a queda do avião, equipes do Centro Integrado de Operações Aéreas (Ciopaer), Corpo de Bombeiros, Polícia Militar e Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) partiram para o local. O monomotor teria caído logo após a decolagem, a cerca de 70 metros da cabeceira da pista do aeroporto Senador Jonas Pinheiro.
Em Santo Antônio, a reportagem apurou na sexta-feira que as vítimas foram retiradas conscientes do avião, que ficou totalmente destruído. O carpinteiro Nilton Silva Costa, 41, que ajudou na remoção das vítimas disse que o piloto explicava que "o avião não deu conta de sair".
Ano passado foram registrados em Mato Grosso 9 acidentes aéreos. O último aconteceu em novembro, causando a morte do piloto Vaniclei Bispo de Souza, 29. O corpo dele foi encontrado na cabine do avião agrícola que trabalhava. O acidente ocorreu na zona rural de de Tapurah (433 km ao norte de Cuiabá).
Comentários