Gigantes mantêm laboratórios virtuais de serviços on-line
Os laboratórios do Google, da Microsoft e do Yahoo! não têm tubos de ensaio com poções coloridas misteriosas.
Mas guardam experimentos que podem melhorar sua vida na internet.
Os três gigantes da rede mantêm on-line berçários tecnológicos, onde novos serviços e melhorias para os já existentes podem ser testados por qualquer um com um pouco de curiosidade.
São produtos ainda em fase de desenvolvimento, esperando por comentários daqueles que decidem se aventurar.
Isso significa que esses serviços, por vezes, não têm suporte, como aqueles já consolidados pelas empresa; eles são moldados conforme os problemas são encontrados.
E muitos podem simplesmente ser deixados de lado e ter sua existência descontinuada sem nem ao menos ganhar o selo de "Beta", aquele que indica o último estágio no desenvolvimento.
Por outro lado, aqueles que são diplomados nesses laboratórios carregam a vocação para o sucesso. O Google Reader é um exemplo na empresa californiana. O Docs para Facebook é cria de um laboratório da Microsoft.
Na rede desde 2002, o Google Labs é resultado da filosofia dos fundadores da empresa, Larry Page e Sergey Brin.
Eles permitem que seus engenheiros e desenvolvedores usem 20% do seu tempo, ou um dia por semana, para se dedicarem a projetos próprios, independentes daqueles para os quais foram contratados. O Labs serve como vitrine para eles.
No total, 18 experimentos do Google Labs já viraram produtos oficiais da empresa, incluindo o Google Docs e o Google Maps.
É comum encontrar dentro das empresas competições bem-humoradas por meio das quais os desenvolvedores medem suas ideias.
RÍGIDOS
Na Microsoft e no Yahoo!, os laboratórios são extensões dos seus centros de pesquisa. Eles são mais rígidos e funcionam como uma parte qualquer das companhia. Diferente do Google Labs, eles têm até operações físicas.
Na Microsoft, há vários laboratórios espalhados pelo campus, instalados em prédios confortáveis, que quase sempre têm salas com lousas carregadas de fórmulas matemáticas incompreensíveis.
Entre os laboratórios mais interessantes da empresa estão o Office Labs e o Fuse Labs. Este último foi criado em 2009 pelo próprio Ray Ozzie, guru do software que deixou a companhia no ano passado.
No Yahoo!, o site que funciona como tubo de ensaio é o Sandbox. Embora tenha experimentos, fica claro: ele anda abandonado.
Antonio Carlos Silveira, diretor de produtos e engenharia da América Latina do Yahoo!, disse à Folha que a empresa pretende fazer mudanças nele.
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