Após leite pasteurizado município lança frango industrializado como forma de alavancar economia através de pequenos negócios
Já estão a venda frangos produzidos em Nortelândia
Após lançar em dezembro o leite pasteurizado que é um sucesso de vendas no comércio local, o município de Nortelândia (a 253 km de Cuiabá), segue firme no propósito de alavancar sua economia através de pequenos negócios. Para isso, criou várias ferramentas para alcançar seu objetivo, fomentando e industrializando cadeias produtivas, que são comercializadas por uma cooperativa fundada especificamente para cuidar dos diversos produtos que recebem incentivos da atual administração e de parceiros que aderiram aos projetos, como o Sicredi, através do Cooperar e Crescer.
Já se encontra nos supermercados e mercearias da cidade o frango caipira, que é criado por 8 famílias que residem na Zona Rural, incentivadas a construir aviários com capacidade para alojar 500 pintinhos cada e com abate programado a cada 90 dias. Os lotes serão de 4 mil frangos por período, que serão embalados, congelados e comercializados com o selo de inspeção sanitária animal, obedecendo todas as normas e regras de higiene. Para isso um abatedouro próprio está sendo construído de acordo com normas da inspeção e acompanhamento diário feito por um médico veterinário contratado especialmente para garantir o correto manuseio das cadeias produtivas.
A expectativa do prefeito municipal, Neurilan Fraga é de que cada produtor tenha um lucro de R$ 2 mil reais por lote. “O negócio ainda está começando e em função disso o lucro estimado ainda é baixo, mas esse valor deve dobrar em poucos meses” assegurou.
O objetivo é comercializar o frango cortado em partes, agregando valor e aumentando a rentabilidade do negócio, como venda de pacotes de coração, moela, asas, coxas e etc.
A produtora rural Adriana Rosário, 39, que vive com seu filho José Henrique de apenas 13 anos em uma propriedade no Assentamento Raimundo da Rocha (Barreirão), onde vivem outras 196 famílias, é uma dos criadores de frango que demonstrou entusiasmo e esperança com a nova atividade. Ela disse que decidiu investir no negócio por que acredita na proposta apresentada pela administração e pela possibilidade de obter uma renda melhor com a criação de aves. Hoje a única fonte de renda dela é o leite, que disse encontrar dificuldades por ser mulher. “O projeto é muito bom e a minha expectativa é de que vai dar certo, esse negócio vai expandir e vamos com certeza mudar nossas vidas no campo e na cidade” disse Rosário.
Até o final de 2011 o objetivo do município é colocar no mercado oito produtos industrializados na cidade, como forma de fortalecer a economia e garantir que o município saia da situação em que se encontra. “Já avançamos muito neste período de dois anos, percebemos a reação do comércio e na vida das pessoas envolvidas em todas as cadeias de produção que provocamos e iremos continuar trabalhando no campo e na cidade para transformar nossa economia” apostou o prefeito.
“Estamos mudando nossa realidade eu não tenho dúvida disso, e o mais importante as pessoas estão acreditando e estão investindo exatamente por estarem enxergando um caminho viável economicamente naquilo que propusemos investir” analisou Fraga.
O prefeito municipal destacou as parcerias firmadas para impulsionar a economia, que conta com o apoio do Sicredi através do programa Cooperar e Crescer, parceiro fundamental na consolidação dos projetos econômicos.
Embora já esteja à venda no comércio local, o produto será oficialmente lançando no próximo sábado dia 26 de fevereiro, numa solenidade que contará com a presença de empresários, produtores, políticos e populares.
Comentários