Petrobras anuncia que vai retirar funcionários da Líbia
O presidente da Petrobras, José Sergio Gabrielli, disse que a estatal vai retirar os sete funcionários brasileiros que mantém na Líbia, país do norte da África onde a violência política se intensificou nos últimos dias.
Gabrielli descartou que a recente alta dos preços do petróleo --que ontem atingiu o patamar mais alto desde 2008-- se reflita em aumento de preços para o consumidor brasileiro.
Ontem, Gabrielli havia dito, no Rio, que não havia "expectativa de problemas" de segurança com os funcionários da Petrobras na Líbia. Indagado hoje pela Folha, em Porto Alegre, disse que a Petrobras já tem um plano para a evacua-los do país.
"Nós estamos pensando na retirada do nosso pessoal da Líbia. As coisas estão mudando de um dia para outro. Nós temos um plano, mas não vou revelar o plano pela imprensa. Quando executar, eu aviso", disse.
A situação no país de deteriorou com a intensificação dos protestos de manifestantes contra o regime de Muammar Gaddafi, há 42 anos no poder, e com a repressão promovida pelo ditador.
Na entrevista que concedeu no Palácio Piratini (sede do governo do RS), Gabrielli invocou razões de segurança para não responder como e quando os funcionários serão retirados.
Segundo ele, a Petrobras mantinha nove funcionários no país, mas dois deles deixaram o país antes da crise. Gabrielli disse que a atividade da Petrobras na Líbia é pequena.
PREÇOS
A instabilidade na Líbia, país membro da Opep (Organização dos Países Exportadores de Petróleo), fez a cotação do barril Brent alcançar US$ 105,74, em Londres, ontem.
Gabrielli classificou o cenário internacional como volátil, mas disse que não há razões estruturais para os preços se manterem em patamar tão alto. Segundo ele, produção e o consumo estão ajustados e a Opep tem capacidade de produção ociosa.
Ele disse que as oscilações do preço do barril não vão se refletir na bomba dos postos de gasolina no Brasil. "Não vamos repassar para o mercado brasileiro a volatilidade internacional", disse.
Comentários