Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Tecnologia
Quarta - 23 de Fevereiro de 2011 às 12:03

    Imprimir


Com nada menos do que 34 milhões de usuários de Orkut, Facebook e Twitter -ou 85% do total de internautas no país-, o Brasil está despontando como mercado próspero também para jogos em redes sociais.

A venda de itens complementares a games como FarmVille, Rede do Crime ou Colheita Feliz movimenta R$ 200 milhões/ano no país.

A expectativa, dizem empresas de pesquisas e levantamentos das desenvolvedoras de jogos, é que o mercado cresça 50% neste ano e chegue a R$ 300 milhões.

"É um mercado que cresce na mesma proporção da audiência das redes sociais e tem um bom futuro. Uma coisa puxa a outra", diz Alex Banks, diretor da consultoria americana comScore.

No Brasil, estima-se que sejam 25 milhões os jogadores de games sociais --ou 73% dos usuários de redes sociais acima de 15 anos.

Um dos jogos de maior sucesso no mundo e que cresce no Brasil é o FarmVille, desenvolvido pela americana Zynga para o Facebook. Segundo o modelo, o internauta deve cuidar de suas criações de animais, arar a terra e pode comprar virtualmente o que quiser para incrementar a propriedade.

Numa parceria anunciada nesta semana com a empresa de meios digitais Mentez, o Zynga quer captar principalmente quem não tem ou não quer usar cartão de crédito para seus jogos virtuais.

Serão vendidos cartões pré-pagos nos valores de R$ 4, R$ 10, R$ 20 ou R$ 40 em 120 mil pontos, como bancas de jornal e farmácias, além de 10 mil LAN houses.

"A ideia é chegar a 700 mil pontos de venda em até dois meses", afirma Juan Franco, diretor da companhia que também criou jogos específicos para o mercado brasileiro, como o Colheita Feliz e o Café Mania.

MOBILIDADE

Criadora de jogos dedicados para o mercado brasileiro, como Café Mania, Rede do Crime e Pet Mania, a desenvolvedora Vostu mira o mercado móvel.

A companhia lançou recentemente para celular o jogo Rede do Crime, que já podia ser jogado no Orkut --ou no site da empresa com a senha do MSN.

"A ideia é aproveitar o fato de operadoras darem acesso ilimitado à internet por poucos centavos, o que estimula o uso dos jogos sociais no celular", diz Daniel Kafie, criador da companhia, hoje com 350 funcionários e estúdios de criação no Brasil, na Argentina e nos EUA.

A empresa também tem acordo com as operadoras Oi, Claro, TIM e Vivo para que os usuários possam comprar itens e ter o valor debitado da conta ou dos créditos.

A Vostu também oferece cartões pré-pagos, em 60 mil pontos de venda e 20 mil LAN houses.

A companhia tem entre seus investidores fundos importantes de capital de risco, com o Tiger Global, que comprou recentemente a locadora de filmes pela internet NetMovies. Em 12 meses, foram US$ 50 milhões em aportes.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/71547/visualizar/