Diamantino faz parte dos 6 municípios em MT que possuem o PLHIS
Diamantino integra um seleto grupo que passa a ter totalmente pronto o Plano Local de Habitação de Interesse Social. Ao todo são somente seis municípios no Estado que possuem o Plano, sendo a principal peça de planejamento para resolver problemas habitacionais, o que vem a facilitar conseguir recursos dos Governos para as questões de habitação.
“O Plano Habitacional, descreve tudo que o município precisa, como ele vai resolver, qual é o prazo que vai demorar e o quanto vai gastar”, descreveu o Consultor do Ministério das Cidades, Lucas Gomes.
Todo levantamento elaborado faz com que saia do “achismo” e passe a ter uma peça técnica de planejamento das moradias no município. Como por exemplo, quantas casas faltam na área urbana, na área rural, quantas residências não possuem banheiros, ou são pequenas para o número de moradores. “Em outras palavras, isso é um cartão de visitas que vai facilitar o acesso aos recursos Estaduais e Federais”, explicou o Consultor.
Segundo Gomes, Diamantino está saindo na frente, com uma ferramenta de planejamento alinhada com o que o Governo Federal quer. Para poder buscar recursos e resolver as questões habitacionais.
Indagado do motivo de tão poucos municípios em Mato Grosso terem o Plano Local de Habitação de Interesse Social, o Consultor explicou o que foi necessário para obter tamanho benefício. “A Prefeitura de Diamantino pediu para o Ministério das Cidades apoiar, e com o apoio veio recursos para construir esse Plano. Foi iniciativa aqui do Governo Municipal e o Ministério concedeu. Tudo começou de uma atitude que partiu do Prefeito”.
O que vem de encontro com o desejo do gestor municipal, Juviano Lincoln, que prioriza a questão habitacional, visando proporcionar melhor qualidade de vida para toda a população.
Saiba mais:
O que é o Plano Local de Habitação de Interesse Social?
É o documento que vai indicar as necessidades habitacionais do município e o que deve ser feito para resolver o problema, especialmente o da HABITAÇÃO POPULAR. Para isso o Plano Local de Habitação de Interesse Social vai indicar onde e quantas novas moradias serão construídas, quantas precisam ser melhoradas e quanto investimento vai ser preciso, além de como e quando será feito.
Qual a importância do Plano Local de Habitação de Interesse Social?
É o primeiro passo para que o seu município possa fazer parte de um programa nacional que destina dinheiro para melhorar as condições de moradia popular.
Comentários