No primeiro discurso na Câmara, ex-BBB defende casamento gay
Como ações prioritárias, ele prometeu apresentar e lutar pela aprovação de uma PEC (proposta de emenda constitucional) que reconheça o casamento civil entre pessoas do mesmo sexo.
Alan Marques/Folhapress |
Ex-BBB Jean Wyllys fez seu primeiro discurso dizendo que trabalhará principalmente pelos direitos dos LGBTs |
"É preciso mostrar que aquela família de comercial de margarina não existe ou existe ao lado de muitas outras famílias diferentes. A ausência de leis não significa que a realidade [da união de pessoas do mesmo sexo] não exista", afirmou ele.
O deputado explicou que o casamento civil é diferente do reconhecimento da união estável entre homossexuais, que está sendo julgado pelo Supremo.
"O casamento garante os direitos sucessórios, por exemplo."
Junto com a senadora Marta Suplicy (PT-SP), Wyllys disse que trabalha ainda para tirar do papel uma Frente Parlamentar pela Cidadania LGBT.
As deputadas Manuela DÁvila (PC do B-RS) e Fátima Bezerra (PT-RN), entre outros, também fazem parte do grupo.
Menos de dez deputados estavam presentes no discurso. Mesmo assim, o ex-BBB aparentou nervosismo. Disse que era "estranho falar para tão pouca gente".
"Já conhecia rumores de que as quintas-feiras na Câmara eram vazias, mas não imaginava que fosse tão pouca gente", disse completando que "estava trabalhando muito".
Comentários