Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Especialista ensina como conferir se aparelho é bom e não está com defeito
Anote as dicas para comprar smartphones até 60% mais baratos
Novos modelos de smartphones são lançados constantemente, o que leva as pessoas a trocarem de aparelho pelo menos uma vez ao ano. E esse troca-troca de celulares alimenta o mercado de seminovos, o que é uma ótima oportunidade para quem quer ter um aparelho moderno, sem pagar o preço de mercado.
Mas é preciso cuidado antes da compra de produtos usados, para não ter prejuízo. Para dar dicas de como fazer a compra segura e esclarecer dúvidas, a equipe de reportagem do Gazeta Online conversou com o técnico em telefonia celular Anderson Lúcio Soares.
A primeira dica do especialista é: não tenha medo de comprar usados. "As pessoas se esquecem que compram casas e carros usados, mas quando o assunto é smartphone, querem um novo. Mas atualmente o mercado de seminovos tem muitos aparelhos bons que, às vezes, antes de serem vendidos passam até por reforma. Não há problema em comprar um aparelho de segunda mão, desde que saiba comprar", explica.
Vantagem do aparelho seminovo
Anderson diz que os seminovos à venda costumam estar em ótimo estado e podem custar até 60% mais barato que um modelo novo. "A vantagem dos lugares que vendem aparelhos usados é a facilidade de encontrar tanto um aparelho mais simples, quanto um mais sofisticado", comenta.
Desvantagem
Como toda compra, o técnico alerta que a dos usados também tem suas desvantagens. "Como o comprador pode não conhecer a procedência do aparelho, ele corre alguns riscos, como comprar um aparelho roubado ou bloqueado. Mas durante os testes na hora da compra, você pode perceber se ele está com alguns desses problemas. Os celulares bloqueados começam apitar assim que um chip é inserido nele", explica.
Teste ao comprar
Segundo Anderson, o comprador deve analisar o celular durante a compra, para ver se o aparelho está danificado, arranhado ou com adesivos. Ele afirma ainda que o consumidor deve fazer alguns testes, como inserir o chip, verificar se o aparelho recebe e gera ligações, enviar mensagens de texto, testar o teclado ou toutch, câmera, USB, e todos os recursos ainda na loja.
Outra dica é: se o aparelho estiver com algum defeito, pesquise para ver se compensa comprar e depois consertar. Ele alerta que o comprador deve ter atenção para não comprar aparelhos similares - falsificados - que às vezes são vendidos por preços muito baixos.
Aparelhos mais procurados
O técnico em celular afirma que os aparelhos mais procurados são os da linha da Apple, o Galaxy SII, Galaxy SIII, L7, L9, Galaxy YDuos, Motorola Razer. Mas de acordo com ele, o iPhone 4 e o Galaxy SIII são campeões de venda dos semi-novos. Anderson diz que os consumidores podem comprar esses aparelhos em média de R$ 700 e R$ 1.100,00 em perfeito estado e com todos os acessórios.
Fonte:
Rede Gazeta
URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/7137/visualizar/
Comentários