Comitiva de Mato Grosso participa da Assembleia da Confederação Brasileira de Atletismo
O projeto Miniatletismo desenvolvido pelo Governo Federal para crianças de 7 a 12 anos foi apresentado durante a Assembleia Geral da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAt), realizada nessa quinta-feira (24.02), em Manaus. O objetivo do projeto é incentivar o atletismo nas escolas e descobrir e estimular novos talentos para a categoria.
O secretário de Estado de Esportes e Lazer, Antonio Azambuja, acompanhado dos seus assessores professor Hélio Machado, Claudemir Bernades e o presidente da Federação Mato-grossense de Atletismo, Francisco Antonio da Silva, participaram da assembleia e ficaram impressionados com a organização, transparência e seriedade como vem sendo tratado o atletismo brasileiro.
O presidente da Confederação Brasileira de Atletismo (CBAT), Gesta de Melo, fez a abertura do evento com um discurso sobre a importância do patrocínio no atletismo brasileiro. Na sequência ele apresentou um vídeo com as conquistas do Brasil em mundiais e jogos Olímpicos. A produção contou com a participação de alguns campeões Olímpicos entre eles Robson Caetano e Vanderlei Cordeiro.
O superintendente da CBAT, Martinho Nobre dos Santos, fez a apresentação da estrutura e funcionamento dos programas da CBAT, entre eles o projeto destinado as crianças a partir de 7 anos de idade. O projeto foi elaborado pelaojeto elaborado pela Associação Internacional de Federações de Atletismo (IAAF) e adaptado às condições nacionais. O objetivo do programa é levar as crianças nas escolas e clubes a brincarem de atletismo, estimulando que conheçam as modalidades que este esporte abrange e tomem gosto e passem a praticar corrida, salto e lançamento.
O objetivo é tornar o esporte uma das bases da educação e principalmente pelo fato do atletismo ser reconhecido como esporte Olímpico. ”Para o sucesso desse projeto é necessário que os Governos da União, estados e municípios priorizem a educação física nos currículos escolares” concluiu Martinho.
O secretário Antonio Azambuja e a comitiva aproveitaram a assembleia para trocar experiências com dirigentes do segmento esportivo de outros estados. Azambuja convidou o medalhista olímpico Nelson Prudêncio para uma visita a Mato Grosso e uma palestra sobre atletismo de base.
Comentários