Arenápolis News - arenapolisnews.com.br
Saúde
Sexta - 25 de Fevereiro de 2011 às 14:46
Por: CAROLINA MIRANDA

    Imprimir


O Ministério da Saúde ampliou a cobertura vacinal contra a Hepatite B para a faixa etária de 20 a 24 anos para este ano, e de 25 a 29 anos de idade no ano de 2012 em todo o Mato Grosso. De acordo com as diretrizes preconizadas anteriormente, a vacina era disponível na Rede do Sistema Único de Saúde (SUS) para a população na faixa etária até 19 anos que recebiam as três doses da vacina. ”Como forma de prevenir a doença, existe a vacina contra a hepatite B, que é oferecida pelo SUS desde 1990”, informou a coordenadora do Programa Estadual de Controle das Hepatites Virais, Elziaria Teixeira.

Para Mato Grosso, o total de doses suficientes para atender a demanda é de 956.596 doses, que já foram distribuídas e estão disponível gratuitamente nas Unidades Básicas de Saúde. O esquema de vacinação se completa com três doses da vacina. Em crianças, a primeira dose já é realizada nas primeiras 12 horas de vida do bebê.

O esquema de vacinação contra a Hepatite B se completa com três doses, com intervalo de seis meses entre a aplicação da primeira e a terceira dose.

Além desse público, também poderão ser imunizados os indivíduos que se enquadram nos grupos em situação de vulnerabilidade com indicação para imunização contra Hepatite B definida pelo Ministério da Saúde, sendo eles: gestantes, após o primeiro trimestre de gestação; trabalhadores da saúde; bombeiros, policiais militares, civis e rodoviários; agentes penitenciários; coletadores de lixo hospitalar e domiciliar; comunicantes sexuais de pessoas portadoras do vírus causador da hepatite B; doadores de sangue; homens e mulheres que mantêm relações sexuais com pessoas do mesmo sexo; pessoas reclusas (presídios, hospitais psiquiátricos, instituições de menores, forças armadas, entre outras); manicures, pedicures e pedólogos; populações de assentamentos e acampamentos; populações indígenas; potenciais receptores de múltiplas transfusões de sangue ou politransfundidos; profissionais do sexo; usuários de drogas injetáveis, inaláveis e pipadas; portadores de doenças sexualmente transmissíveis (DST); e caminhoneiros.

As hepatites virais são consideradas problemas de saúde pública em razão de sua alta prevalência e gravidade. É causada por vários tipos de vírus, sendo apresentada como uma inflamação no fígado podendo levar à cirrose hepática, câncer de fígado e até mesmo à óbito.

DADOS MT - Em Mato Grosso, de 1999 a 2010 foram confirmados 3.184 casos de hepatite B, sendo 1592 casos concentram-se entre indivíduos na faixa etária de 10 a 29 anos, para o sexo feminino, 1.126 casos notificados e o sexo masculino 466 casos notificados.

DADOS BRASIL - No Brasil, o total de casos notificados que possuíam o vírus da hepatite B aumentou no decorrer dos anos, passando de 311, em 1999, para 28.603, em 2009. Neste período foi notificado um total de 157.351 casos de Hepatite B.

Com relação ao total de casos confirmados o aumento foi de 473, em 1999, para 14.601, em 2009, resultando em um total de 96.044 casos da doença no país.

A transmissão da hepatite ocorre via sangue contaminado, contato sexual, acidentes com perfuro - cortantes contaminados, gravidez caso a mãe esteja infectada ou por meio de instrumentos de manicure contaminados. Caso o indivíduo seja infectado, poderá apresentar sintomas como perda de apetite, febre, fadiga e mal-estar geral, o qual deverá procurar o médico imediatamente que de acordo com o quadro clínico deverá solicitar sorologia para hepatite.






Comentários

Deixe seu Comentário

URL Fonte: https://arenapolisnews.com.br/noticia/71367/visualizar/